Saiba quais são os 6 principais estilos de decoração

Se você está se preparando para decorar seu apartamento novo ou está querendo dar uma cara nova ao seu espaço, precisa conhecer alguns estilos de decoração que vão te ajudar na empreitada.

São tendências que marcam a personalidade do morador, transformam o ambiente e, em alguns casos, podem ser mescladas. Vamos explicar as características do estilo moderno, contemporâneo, minimalista, industrial, vintage e rústico. Tudo para você escolher o que mais combina com o seu imóvel e decorar tudo agora mesmo!

Continue lendo, aprenda mais sobre cada um deles e dê vida nova ao seu lar.

A importância do estilo de decoração

Em um primeiro momento, pensar em decoração pode parecer que você está focando apenas em arrumar o seu espaço e deixá-lo mais charmoso. Mas vai além! Junto à mistura certa de elementos, estilo dos moradores e preocupação com a funcionalidade dos espaços, ela tem a missão de trazer qualidade de vida para quem usufrui daquele local.

Assim, a decoração vai propor uma melhor relação entre design, conforto e praticidade para que cada ambiente seja desfrutado ao máximo. Portanto, vale a pena fazer modificações físicas nos espaços, como ajustes na iluminação e combinação de cores, texturas e tecidos.

Principais estilos de decoração

A ambientação de um espaço pode mudar o humor de um morador, estimulá-lo a uma determinada função ou ajudá-lo a relaxar. Por isso a importância de respeitar a funcionalidade de um local, mas também seguir o seu estilo, para que possa aproveitar o melhor do seu lar.

De olho nisso, vamos detalhar agora quais são os principais estilos de decoração vigentes no mercado, como eles se caracterizam, que elementos costumam usar, suas cores e muito mais. Confira e escolha já o seu.

1. Moderno

O estilo moderno é bastante democrático, pois se adapta a todo tipo de ambiente, é ótimo para lugares pequenos, mas funciona perfeitamente em espaços maiores. Ele preza pela funcionalidade dos espaços e da mobília e caracteriza-se pelos móveis feitos de materiais de origem natural e cores neutras.

A proposta do estilo tende a eliminar qualquer detalhe desnecessário e opta sempre por padrões monocromáticos, sem muitas cores. Fácil de aplicar, sem dar muito trabalho e preservando áreas de quem tem pouco espaço. No seu apartamento você pode utilizar este estilo nos ambientes conjugados, por exemplo, ao escolher um sofá da mesma cor das cadeiras da cozinha e os outros móveis em tons de cinza.

2. Contemporâneo

O contemporâneo se caracteriza por seguir as tendências da atualidade. Trabalha com formas geométricas e elementos neutros na mobília, que priorizam peças espaçosas e de linhas retas.

A presença de materiais em vidro, cimento queimado, inox e madeira são comuns nas superfícies, e as cores do ambiente são neutras, mas com contraste para detalhes como tapetes na decoração, almofadas e outros objetos.

Para ter este tipo de decoração no seu lar aposte em tons claros para os móveis maiores, e de destaque para algum ponto.

3. Minimalista

No estilo minimalista, os adeptos fazem uso da filosofia do menos é mais, em uma proposta pouco consumista e muito funcional. O ambiente é limpo, com cores leves, poucos móveis e muita organização. Isso proporciona cômodos espaçosos e arejados.

Os móveis têm design simples e prático, podendo ser de madeira, alumínio ou inox. Além disso, os tecidos desse tipo de decoração são lisos e suaves, em tons claros para favorecer a iluminação e a sensação de amplitude.

Para quem gosta desse estilo minimalista, que tal inoval e colocar uma rede em sua sala ao invés de uma poltrona? Fica um charme.

4. Industrial

O estilo nasceu em Nova York, nos EUA, em 1950, quando galpões começaram a ser usados como residências. Assim, o espaço residencial ganhou detalhes de fábrica, a se misturar com tijolos aparentes, concreto e cimento queimado. As tubulações à mostra viram charme extra e acessórios cobiçados no estilo.

Esse tipo de decoração também valoriza o pé-direito alto (altura entre o piso e o teto), luminárias industriais, madeiras de demolição e peças metálicas. Contudo, para contrastar com o ambiente e quebrar uma possível frieza, vale investir em cores quentes e elementos aconchegantes, como poltronas e sofás.

Para adequar esse estilo para um apartamento, aposte em um papel de parede de tijolinhos, troque suas luminárias e invista em uma prateleira de aço, em que pode guardar livros e até utensílios da cozinha.

5. Vintage

E se você curte uma decoração com ares de casa da vovó, com móveis antigos e peças datadas de uma época, o seu estilo é o vintage. Ele se caracteriza por peças que fazem referência aos anos de 1920 a 1960, e se diferencia do retrô, que se inspira no antigo para criar peças novas.

O vintage é um estilo simples, muito charmoso e que faz referência ao romantismo. Busca sempre peças originais, que ajudem a contar a história de sua época, tem tons mais claros e é cheio de formas mais arredondadas em seu mobiliário, o que aparece em penteadeiras, molduras, espelhos e cabeceiras.

Uma boa dica para montar sua decoração vintage é recorrer a brechós e antiquários e ainda economizar uma grana com peças usadas, mas muito charmosas.

6. Rústico

A decoração rústica é marcada por naturalidade, tem inspiração nos imóveis de campo e usa muita madeira — antiga ou de demolição. Pode ter também paredes pintadas ou revestidas em pedra e tijolos cerâmicos aparentes. A paleta de cores costuma usar tons claros e terrosos, para contrastar com elementos decorativos e tecidos.

O ambiente é composto ainda por quadros de paisagens, cestos, almofadas na decoração, colchas feitas de retalhos, chita, estampas florais e xadrez, que remetem ao aconchego e ao toque familiar. Aposta também em jarros de barro, utensílios, louças e artesanatos como itens de decoração.

Os estilos de decoração abordam diferentes propostas e tendências, além de oferecerem possibilidades para diferentes personalidades. Se você gosta de um ambiente mais clássico, aposte na decoração vintage. Já se preferir locais mais limpos e neutros, pode optar pelo minimalismo.

O importante é se reconhecer em algum deles, pegar o espírito do estilo, saber o que já tem no lar e pode ser usado na proposta e ter uma decoração barata — ou sair em campo para garimpar suas novas peças.

Se você curtiu saber mais sobre estilos de decoração, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais?

Leave a Comment