Quais são os 8 principais estilos de decoração e como escolher um?

Decorar e mobiliar um imóvel do zero não é tarefa simples, mas pode sim ser uma atividade muito prazerosa. Afinal, é nessas horas que a casa ou apartamento vai ganhando a cara dos donos, traduzindo em todos os detalhes aquilo que faz parte da personalidade de cada um.

É por isso que existem diversos estilos de decoração. Com certeza, um deles tem tudo a ver com você. Porém, é importante ressaltar que essa escolha deve ser feita com muito critério, pois, além da questão estética, deve-se priorizar a praticidade das instalações.

Assim, o equilíbrio entre o visual e o funcional será perfeito. O resultado é um ambiente muito mais harmonioso e convidativo. Vamos então aos 8 estilos mais comuns no design de interiores!

1. Moderno

Alguns materiais são elementos marcantes de um décor moderno, como o vidro e o alumínio. A leveza desses itens se relaciona diretamente com a atmosfera clean de uma decoração moderna, que por vezes pode tender também ao minimalismo. Isso vai depender da personalidade dos donos da casa.

Quanto às cores, a neutralidade fala mais alto. Nuances de branco, gelo e cinza são opções campeãs de escolha para os revestimentos das paredes e dos pisos. Os mais ousados podem apostar também nos tons escuros, como porcelanatos pretos em contraste com bancadas claras, por exemplo, o que é um clássico das decorações de luxo.

2. Minimalista

Assim como nas decorações modernas, o estilo minimalista também segue uma proposta clean. O “menos é mais” dita a regra do jogo nesse tipo de décor. Isso significa que a qualidade das peças escolhidas deve sobressair sobre a quantidade de itens em si. Móveis planejados, obras de arte e alguns poucos objetos escolhidos a dedo compõem a atmosfera minimalista.

O conceito aberto acompanha essa tendência, favorecendo aquela sensação de amplitude e leveza que se espera de uma decoração na qual não há espaço para muitas informações; somente o necessário. Por esse mesmo motivo, as tonalidades claras são as opções preferidas.

3. Rústico

Quem não abre mão de trazer um pouco de natureza para dentro de casa certamente tem o décor rústico entre os estilos de decoração preferidos. Elementos naturais como pedras e fibras compõem os detalhes, além das plantas — muitas plantas, especialmente se for um apartamento na cobertura. A madeira é peça-chave na escolha dos móveis, que tendem a ter cortes assimétricos ou arredondados.

Sobre as cores, os tons terrosos são bastante utilizados na base da composição, como pisos e paredes. Cores pontuais aparecem para trazer alegria e aquecer sensorialmente o local. Nuances de vermelho e amarelo são perfeitas para isso. Mas há quem prefira manter um clima mais “frio”, priorizando os esverdeados e azulados típicos da natureza.

4. Industrial

Esse estilo que alude ao “chão de fábrica” foi durante algum tempo subestimado no universo do design de interiores. Hoje em dia, a tendência industrial voltou com tudo e ganhou ares mais modernos. Os revestimentos em cimento queimado, por exemplo, aliam sofisticação e originalidade para os ambientes, trazendo também um clima mais urbano.

Outras marcas desse tipo de decoração são as instalações aparentes (como fiações e encanamentos) e o predomínio do cinza em todas as suas nuances, das mais claras às mais escuras. Para quebrar uma eventual monotonia nas cores, os designers apostam em detalhes vibrantes, como um móvel colorido, folhagens chamativas e iluminação mais intimista.

5. Escandinavo

O estilo escandinavo, como o próprio nome indica, inspira-se em características do norte europeu, aliando simplicidade e requinte em doses exatas na decoração. No entanto, vale lembrar que o simples aqui não deve ser confundido com algo simplista; até porque o que é mais marcante nesse estilo são as peças de design característico que valorizam a composição.

Mobília de madeira nobre e corte arredondado são tendências nesse tipo de décor. Os revestimentos tendem a ser mais claros, com predomínio dos tons pastel. Tecidos e texturas contrastantes também fazem parte da composição, assim como uma iluminação impecável que intensifique cada detalhe da decoração e traga sensação de amplitude, principalmente em apartamentos compactos.

6. Campestre

A decoração campestre é bem próxima do estilo rústico, porém segue uma atmosfera mais sutil, aliando os elementos do campo à delicadeza de um ambiente que sugere relaxamento e aconchego. Não é à toa que as nuances mais claras de verde e azul dão o tom da composição. Flores e folhas secas também são elementos característicos desse estilo.

A mobília envelhecida ou texturizada ganha destaque no estilo campestre, dialogando com a base preferencialmente neutra dos revestimentos. Os papéis de parede com estampas florais e tons que remetem ao campo são ótimas opções para trazer alegria à composição.

7. Tropical

Os amantes desse estilo de decoração são pessoas apaixonadas pela brasilidade. Trata-se, portanto, de um estilo quente, vibrante e cheio de vida. A decoração tropical é ainda mais recorrente nas cidades litorâneas, pois tem tudo a ver com o clima e o astral dessas regiões. Cores e texturas que remetem à natureza são bastante utilizadas desde os revestimentos até os objetos decorativos.

Bambu, ratan e fibra de bananeira são alguns dos materiais mais característicos nos detalhes da composição. O único cuidado aqui é em relação ao equilíbrio visual dos elementos escolhidos, de modo a evitar o excesso de informações no ambiente. Como as tonalidades são mais quentes, procure harmonizá-las com texturas naturais nos tapetes e cortinas, por exemplo.

8. Eclético

O estilo eclético é a opção ideal para quem adora misturar tendências e se surpreender com os resultados. Está liberado ousar e mesclar as características de vários estilos de decoração para criar uma composição única e bastante pessoal. Mas atenção: escolha tendências que dialogam entre si de alguma maneira, seja no corte dos móveis, seja na paleta de cores.

Assim, você não corre o risco de sobrecarregar o ambiente e poderá curtir o seu mix de estilos de decoração em uma atmosfera muito convidativa. Se você tiver receio de fazer essa escolha só, conte com um profissional especializado para orientar seu projeto. Juntos, vocês poderão definir qual estilo dialoga melhor com sua personalidade, criando uma composição que salte aos olhos sempre que você abrir as portas do seu lar!

Gostou das dicas? Compartilhe o conteúdo e ajude mais gente a descobrir o estilo de decoração ideal!

Leave a Comment