Estilo escandinavo: conheça o queridinho do Instagram

Você provavelmente já ouviu falar no estilo escandinavo de decoração. Aliás, deve ter visto várias referências no Instagram e no Pinterest. Afinal, o design escandinavo conquistou o mundo com sua mistura de minimalismo, aconchego e elegância, unindo o moderno e o tradicional de forma harmoniosa.

Com elementos bem característicos como cores neutras, simplicidade, muita luz e materiais naturais, esse estilo traz uma atmosfera clean e confortável aos ambientes. Quer conhecer mais sobre o estilo escandinavo e descobrir como usá-lo na decoração da sua casa? Confira!

Como surgiu o estilo escandinavo?

(Reprodução – Pinterest)

Como o próprio nome indica, o estilo escandinavo, também chamado de estilo nórdico, surgiu na região conhecida como Escandinávia. Localizada no norte da Europa, ela abrange oficialmente a Dinamarca, a Suécia e a Noruega. Porém, em um sentido mais amplo, também pode incluir a Finlândia, as Ilhas Faroé e a Islândia.

Esse estilo de decoração surgiu no começo do século 20, sendo fortemente influenciado pelo modo de vida nórdico. Um dos seus principais elementos, por exemplo, é privilegiar a luminosidade no interior das casas, o que é importante numa região que sofre com invernos muito escuros.

O uso de materiais naturais também remete à relação de proximidade desses povos com a natureza, enquanto o clima de aconchego se relaciona com o costume de passar bastante tempo dentro de casa nos meses mais frios. Dessa forma, o minimalismo dos ambientes, tem a ver com o estilo de vida prático que costuma imperar nesses países.

A principal influência do estilo escandinavo é o artista sueco Carl Larsson. Ele fazia ilustrações retratando os cômodos da sua casa, decorada pela sua esposa Karin, também artista. Nelas, ele costumava usar cores neutras, linhas retas e um ambiente iluminado e aconchegante.

O que é o estilo escandinavo?

(Reprodução – Pinterest)

Primeiramente pensado para países de clima frio, esse tipo de ambientação é tão elegante e acolhedor que ganhou o mundo. Aliás, aqui no Brasil a decoração com influências nórdicas é uma das preferências atuais. Para ajudá-lo a reproduzir o estilo em casa, vamos falar mais sobre seus principais elementos.

Cores

(Reprodução – Pinterest)

Um elemento importantíssimo do design escandinavo é a predominância do branco na decoração. Isso faz todo sentido quando pensamos que esse estilo surgiu em países onde há pouca luz solar durante boa parte do ano, como mencionamos antes. Afinal, o branco contribui muito para a iluminação do ambiente.

Além do branco, as outras cores usadas também são neutras e suaves. Cinza e bege quase sempre estão presentes, podendo ser combinados com detalhes em preto e marrom, especialmente nos móveis. Também podem ser usados tons pastel, como rosa claro ou nuances de azul com aparência desbotada.

Materiais

(Reprodução – Pinterest)

Outra característica forte do estilo escandinavo é o uso de materiais naturais, como linho, algodão, lã e couro, além de madeira com aspecto envelhecido. Assim, essa combinação dá uma sensação de conforto e autenticidade ao ambiente, ajudando a evitar a possível frieza do estilo minimalista.

Minimalismo

O minimalismo, aliás, é outro elemento que sempre está presente na estética. Assim, uma sala ou quarto escandinavo não costuma ter muitos itens decorativos, como aqueles enfeites e bibelôs que muitas pessoas vão acumulando em casa.

A ideia é manter o ambiente funcional e simples, apostando na ideia de que menos é mais. Dessa forma, um cômodo com inspiração nórdica deve ser clean e com pouca informação.

Iluminação

(Reprodução – Pinterest)

Lembra que falamos sobre o aproveitamento da luz no ambiente? O uso da iluminação natural também é muito importante no design escandinavo. Por isso, sempre que possível, esses ambientes incluem grandes janelas com cortinas de tecidos leves, que permitem a entrada da luz.

Também costumam ser usadas luminárias de chão, parede ou teto com design minimalista e moderno. Afinal, como esse estilo tem influência industrial, é comum serem usadas luminárias com pendentes aparentes, por exemplo.

Móveis

Em relação ao mobiliário, o estilo simples e elegante se mantém. Geralmente são usados poucos móveis, priorizando neles um design com linhas retas ou curvas suaves. O conforto também é um item importantíssimo nesse estilo de decoração, garantindo que os itens sejam não apenas sofisticados, mas principalmente funcionais.

Estilo escandinavo na prática

(Reprodução – Pinterest)

Existem muitas combinações possíveis para dar um ar nórdico à sua casa. Dessa maneira, uma sala com mesa de jantar de madeira rústica com cadeiras brancas, sofá cinza claro com mantas e almofadas em tons pastel, luminárias de chão pretas com design moderno e piso de madeira, por exemplo, já funciona para dar aquele ar de decoração escandinava.

No quarto, torne sua cama aconchegante com muitas almofadas e cobertas em tons claros, um tapete cinza, cortinas brancas de voal, móveis brancos ou de madeira clara, bem como quadros minimalistas com ilustrações em preto.

Para completar seu estilo escandinavo:

Entendeu melhor como é o estilo escandinavo de decoração? Então, se tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários!

Como decorar sua casa com a tendência do estilo escandinavo

El estilo escandinavo Veio dos países do Norte para ficar e é um estilo que tem muitas coisas positivas. É também conhecido como estilo nórdico e traz-nos grandes ideias em ambientes sempre acolhedores e muito bonitos, com uma serenidade que só se consegue com um estilo tão simples.

O estilo escandinavo pode ser misture facilmente com outros estilos e tendências, e é que vai muito bem com o estilo vintage, com o estilo industrial e com o que há de mais minimalista e moderno. Hoje damos-lhe as chaves básicas para criar um estilo tipicamente escandinavo, mas depois poderá fazer as misturas que mais gosta, porque na decoração há sempre espaço para a criatividade.

Madeira em tons claros

Os materiais normalmente sempre definem um estilo, e neste caso temos o madeira em tons claros. Esta madeira, que também aparece pintada de branco, costuma ser utilizada no seu estado mais natural, sem os vernizes pesados ​​e escuros de outras épocas. Tanto no chão como na mobília, o estilo escandinavo utiliza as madeiras no seu tom natural mais claro. Obviamente, estes têm a vantagem de podermos pintá-los em tons de branco, preto ou pastel sempre que quisermos.

Menos é mais

No caso do estilo escandinavo é melhor ficar aquém para adicionar detalhes em excesso. É um estilo onde a simplicidade e a funcionalidade prevalecem, antes dos ornamentos decorativos. É por isso que devemos sempre escolher os elementos que são práticos, e se necessário adicionar alguns pequenos detalhes como uma bela luminária, um lustre ou alguns vasos de linhas simples. Deve-se sempre partir de uma lista do básico em cada sala, que serão os que vamos adicionar, e aí podemos dar um toque, mas nunca cometer excessos. No estilo escandinavo, procuram-se espaços práticos para viver com ideias simples.

Linhas básicas e geometria

No caso de móveis e acessórios decorativos no estilo nórdico, constatamos que se buscam linhas básicas, sem floreios ou ornamentos, e detalhes geométricos. Como podem ver nos vasos e até no detalhe do puff, a geometria está muito presente neste estilo. O móveis de linhas básicas são eles que triunfarão no estilo nórdico. Mesas com pés inclinados e tampo redondo em vários tamanhos já são um clássico, mas há muito mais ideias, com móveis de linhas retas e modernas, designs contemporâneos que são atuais mas também atemporais.

Branco

A cor branca é um dos pontos mais representativos do estilo nórdico. Não há estilo nórdico sem espaços cheios de luminosidade e tons de branco. Podem aparecer com mais ou menos destaque, mas a verdade é que são essenciais. O tom de branco tinha ficado aborrecido na decoração, mas este estilo reinventou-o novamente, com a mistura de texturas e detalhes para lhe dar uma nova dimensão. Neste caso, vemos um escritório no qual não só acrescentaram uma mesa e um armário branco, mas também colocaram uma manta de cabelos brancos na cadeira e pequenos detalhes como o vaso.

Tons pastel

Neste espaço encontramos os grandes tons pastel. Tons que você pode usar no estilo escandinavo para dar um toque de cor. Se você se cansar do binômio preto e branco, você sempre pode recorrer a cores mais suaves da paleta. Azul celeste, rosa pálido e verde menta são os reis do estilo nórdico e nunca deixam de dar um toque mais divertido e colorido a qualquer ambiente sem romper com o toque delicado do mundo escandinavo, onde a luminosidade dos espaços importa.

Estampas de estilo escandinavo

Os padrões estão muito presentes num estilo onde há muita simplicidade nas linhas dos seus móveis e também nas cores, que normalmente são o branco, o preto e o cinzento. Então é hora de dar diversão aos espaços com estampas, que no estilo escandinavo são muito significativas. Nós vemos o impressões em duas cores, muito típicas, com motivos como pinheiros, cruzes, riscas ou mesmo bolinhas. A estampa geométrica também está muito presente, não podemos esquecer que neste estilo a geometria e as linhas são muito importantes. Assim, encontramos essas duas grandes ideias para decorar com tecidos escandinavos.

Funcionalidade completa

Se algo vai ser importante no estilo escandinavo, é o funcionalidade dos espaços. É muito importante que sejam espaços práticos, acima dos detalhes para decorar. Por isso vamos adicionar móveis com um design bonito mas que também seja confortável, cumpra a sua função e seja fácil de mover, limpar e outros detalhes. Nesta sala vemos isso de forma clara, com um sofá simples e mesinhas com linhas básicas e muito leves.

Decoração Escandinava: O Que É, Quando Surgiu e Como Aplicar

Uma decoração contemporânea e ao mesmo tempo rústica, minimalista e aconchegante. Essa é a essência da decoração escandinava, que trabalha com uma dualidade desafiadora, mas que resulta em uma harmonia aprazível aos ambientes, tornando-se tendência entre arquitetos e designers de interiores ao redor do mundo inteiro.

Por isso, neste artigo iremos explicar mais à fundo sobre o estilo escandinavo na decoração. Para quem tem dúvidas sobre a sua utilização ou deseja conhecer a história e características desta décor, continue lendo o texto. Ao final dele você terá aprendido sobre:

Aproveite a leitura!

A cultura escandinava

O termo “Escandinávia” originou-se na época do antigo Império Romano. Era crido, entre os habitantes de Roma, que as terras situadas ao norte da Germânia formavam uma ilha chamada Scania: daí o surgimento da palavra.

Formada pelos países nórdicos Dinamarca, Noruega e Suécia, a Escandinávia localiza-se na região ao norte da Europa. Pelo ponto de vista geográfico, Noruega e Suécia são os países escandinavos, mas, por uma questão de valores culturais, a Dinamarca também faz parte desse grupo.

Mapa da Escandinávia: Dinamarca, Noruega e Suécia. Fonte: Enciclopédia Britannica, Inc.

E o que esses três países têm em comum? Você já reparou que as nações escandinavas ocupam o topo de qualquer ranking de países que se destacam pela qualidade de vida? Em 2019, na pesquisa World Happiness Report 2019 - que monitora o estado da felicidade no mundo através de especialistas com apoio dos dados da Organização das Nações Unidas (ONU) - a qual analisou 156 países, a Escandinávia esteve entre os top 10, sendo a Dinamarca a segunda colocada.

Mas por que esses países estão entre os mais felizes do mundo? A resposta para isso pode estar em seu estilo de vida.

Por se tratar de uma região onde o inverno é rigoroso e os dias não costumam ter mais de 7 horas de sol, criou-se uma cultura típica local que valoriza o “passar mais tempo dentro de casa”. Por consequência, tornou-se comum investir na decoração e no bem-estar da família. Dando preferência em transformar o lar em um verdadeiro ninho, com muito aconchego e conforto para morar e receber os amigos.

Esse comportamento se tornou tão arraigado à essência das pessoas, que ao longo dos anos se transformou em uma referência mundial de decoração e estilo de vida.

Além disso, os moradores dessa região são conhecidos por levar uma vida descomplicada e adotar a máxima de que é preciso ter simplicidade acima de tudo. Tudo isso reflete em um modo de viver em que a predominância não é dos problemas, mas sim dos bons momentos.

Como surgiu o estilo escandinavo?

Ainda que a procura pela decoração escandinava seja recente, sua origem é bem antiga. A principal influência do estilo provém do artista sueco Carl Larsson, nascido em Estocolmo no ano de 1853.

Carl foi um artista que transformou sua casa em um espaço criativo, retratando o cotidiano da sua família em pinturas, enquanto sua esposa - a artista Karin Bergoo, a qual conheceu em 1882 - desenvolvia trabalhos com design e decoração de interiores.

“A vivência dos dois e a maneira como misturavam elementos, criavam projetos e decoravam a casa, de um jeito muito contemporâneo e à frente do seu tempo, deram origem ao verdadeiro estilo escandinavo. Hoje, a casa se transformou em museu e espaço cultural, onde é possível viver e sentir a experiência da família artística.”

Apesar de poder considerar sua origem mais antiga, a decor escandinava só ganhou forças a partir do século XX, mais precisamente após a década de 1950.

Além de Carl Larsson, arquitetos e designers de diferentes linhas fazem parte da história do design escandinavo. Entre eles estão: Arne Jacobsen, Verner Panton, Eero Saarinen, Nanna Ditzel e Louise Campbell. Outro grande nome foi o dinamarquês Hans Wegner, que ficou conhecido mundialmente por agregar funcionalidade orgânica ao modernismo na Dinamarca.

O que é uma decoração escandinava?

Como o próprio nome já sugere, e como já falado anteriormente, a decoração escandinava possui raízes nórdicas. Com inspiração de suas próprias paisagens e do artesanato local, ela também utiliza referências nos tons do clima da região, que é sempre muito frio e escuro, com noites longas e invernos intermináveis.

Em contrapartida ao inverno muito rigoroso e com pouca luminosidade, a decor escandinava conta com um estilo simplório semelhante a algumas características da decoração minimalista com predominância de cores neutras - tons claros e branco são valorizados - e ambientes amplos que auxiliam na iluminação natural dos ambientes através de grandes janelas e aberturas para o sol. De modo que a natureza integra-se ao lar e o verde passa a trazer contraste e calor para dentro do lar.

Sabe aquele ambiente que só de olhar parece ser muito aconchegante e agradável? Foi com esse espírito que a decoração escandinava caiu nas graças de todo o mundo. Nela, os detalhes são estratégicos e compõem um cenário inspirador. É a combinação entre elementos da decoração clássica e tradicional com alguns pontos contemporâneos e outros rústicos, que podem estar presentes em sofás, mesas, camas, poltronas e armários. Este estilo é marcado pelo uso de linhas retas, formas simples e funcionalidade. Além disso, os adornos são sóbrios e naturais.

“Normalmente, a sensação que o estilo escandinavo causa é de aconchego, tranquilidade e simplicidade.”

Talvez pela necessidade de fugir do agito das grandes cidades e ter uma vida mais saudável é que a decoração escandinava tenha ganhado mais força e hoje seja uma grande tendência.

Principais características da decoração no estilo escandinavo

1. Cores claras e neutras

As cores claras e neutras dominam o cenário. O uso de uma paleta monocromática - branco, tons de cinza e preto - é a assinatura da decoração escandinava. Por ser um estilo originário de países que possuem o dia curto, as cores são um ponto chave para deixar os ambientes claros independentemente da iluminação lá fora.

Por este motivo o branco é tão utilizado, pois ele é o que irá refletir mais luz para dentro do ambiente. Cores claras nos móveis e paredes servem como um difusor de luz. E para quebrar a predominância do branco, os elementos decorativos podem ganhar cores, como o cinza, o bege e o nude. O preto pode ser utilizado para criação de contraste.

2. Iluminação

Assim como a escolha das cores auxilia na iluminação do espaço, outras técnicas também são utilizadas dentro deste estilo. Afinal, para uma região que recebe em média apenas 7 horas de luz solar por dia durante o inverno, ter uma iluminação se torna fundamental.

Os imóveis devem ter janelas grandes, que permitam um melhor aproveitamento da luz natural. Existe também um cuidado especial com a projeção das sombras. Cantos escuros devem ser evitados e a iluminação é valorizada de forma que se crie uma atmosfera aconchegante.

3. Elementos naturais

Outra característica marcante é a referência ao natural. Diferentemente da decoração industrial, trata-se de um estilo que foca na simplicidade e prioriza a matéria-prima local.

Os materiais mais utilizados são aqueles que remetem à natureza e agregam conforto e calor. É quase uma heresia utilizar carpetes no estilo escandinavo, por exemplo. Para pisos e móveis, dê preferência à madeira clara como o Pinho ou Carvalho. Estofados, almofadas e mantas aparecem em linho, algodão ou lã, sempre em tons neutros com eventuais pontos estratégicos de cor. Tapetes de pêlo e outros materiais orgânicos, como o couro e o metal, também ajudam a evidenciar o espaço escandinavo, fazendo uma bela referência aos antigos povos nórdicos.

4. Minimalismo

Com certeza você já deve ter ouvido a expressão: “menos é mais”. Pois esse é um dos mandamentos da decoração minimalista, que possui uma parcela de influência dentro da decoração escandinava.

A principal premissa é a de que não se deve exagerar na hora de utilizar objetos decorativos nos ambientes. Os excessos devem ser sempre evitados. A ideia é que os espaços fiquem livres e sejam bem aproveitados. As linhas são retas, desde o design do mobiliário aos revestimentos, e tudo tem uma qualidade extrema.

5. Beleza na imperfeição

No entanto, ao mesmo tempo em que a decor escandinava prega a utilização de poucos acessórios, por detrás deste mandamento existe um charme que é o da valorização da imperfeição. Similar às características do estilo Wabi-Sabi, - ideologia japonesa - ter alguns elementos estrategicamente “fora de ordem”, como quadros no chão, objetos soltos pelo ambiente e iluminação com fios aparentes, conferem vida ao lar.

6. Simplicidade

De acordo com a autora do blog My Scandinavian Home, Niki Brantmark:

“O estilo escandinavo tem uma tradição de se esforçar para garantir que todos tenham acesso a um bom design, não apenas a elite”.

Isso se dá pelo fato de que em ambientes desse tipo, podem ser utilizados materiais que estão disponíveis na natureza e têm características que encontramos na decoração rústica, por exemplo. Não é necessário investir muito dinheiro para decorar um cômodo ou todo um apartamento. Além disso, este estilo inspira a prática do DIY (Do it yourself – Faça você mesmo).

Como diria Lina Bo Bardi (grande arquiteta do século XX no Brasil):

“Há um gosto de vitória e encanto na condição de ser simples. Não é preciso muito para ser muito.”

7. Espaços livres de tecnologia

Hoje em dia vivemos em uma época em que o uso de redes sociais e recursos tecnológicos imperam. Ainda mais diante do cenário atual de pandemia em que muitos se encontram dentro da própria casa em isolamento social por meses. A linha entre vida profissional e pessoal, que antes já era tênue, agora passou a ser quase impossível de enxergar e separar.

Daí surge a tendência escandinava em criar espaços para que as pessoas fiquem livres e se permitam desconectar do mundo. O objetivo desses locais é criar ambientes intimistas e acolhedores, para que se possa descansar após um dia agitado no trabalho, relaxar ouvindo uma boa música, meditando etc.

Exemplo disso é o estilo Hygge, muito popular na Dinamarca. Um conceito nórdico de conforto e bem-estar que pode ser aplicado no dia a dia e que prega sobre a importância dos momentos de tranquilidade.

E se você gosta de ambientes despojados que prezam pela comodidade, com certeza irá apreciar o nosso artigo sobre decoração boho.

Por fim, em sua essência, a decoração escandinava busca melhorar a vida cotidiana das pessoas dentro de seus lares. E para isso, vimos neste artigo que algumas características devem ser seguidas e é preciso preservar alguns princípios como:

✔ A utilização de cores claras e neutras;

✔ A valorização da iluminação natural;

✔ A utilização de elementos naturais;

✔ A amplitude do ambiente;

✔ A simplicidade e imperfeição;

✔ O minimalismo;

✔ Espaços livres de tecnologia.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

Leave a Comment