Design de interiores: confira estilos que combinam com a praia

Ter uma casa na praia que seja confortável e ao mesmo tempo acolhedora é o sonho de muitas pessoas. Nesse sentido, algumas dicas de decoração e design de interiores podem contribuir para deixar a sua residência com a sua personalidade e ainda valorizar o estilo praiano. Considerando aspectos de decoração, as casas de praia pedem para que você invista no bom gosto, na beleza dos ambientes, no aconchego e na funcionalidade.

Em casas de praia, pode ser uma boa ideia apostar na praticidade, tanto para os espaços internos quanto externos. Essa praticidade pode vir na escolha dos materiais que integrarão móveis, objetos e os espaços da casa. Um exemplo disso é a utilização de madeira para móveis e espaços externos. Também é interessante, para o design de interiores das casas de praia, escolher tecidos que sejam fáceis de lavar e rápidos de secar.

Confira algumas dicas para manter a beleza e a praticidade na casa de praia

Para inspirar você que está procurando exemplos de design de interiores para a sua casa de praia, separamos algumas dicas e inspirações de projetos. Procure, entre esses projetos, algumas ideias que possam combinar com o seu estilo:

1. Aposte em jardins e plantas

Os jardins, sejam eles externos ou internos, têm o poder de trazer um pouquinho da natureza para dentro do seu lar. Alguns condomínios possuem espaços privilegiados e destinados especialmente para as áreas verdes.

Esses locais são perfeitos por propiciar liberdade para agradáveis caminhadas em um fim de tarde – uma ótima pedida para você relaxar de um dia de trabalho e/ou estudos.

Além dos espaços externos, investir em jardins de inverno ou mesmo em “simples” plantas em vasos pode trazer ainda mais alegria e aconchego à sua residência. Procure por um projeto de design de interiores que contemple também o verde e dê um pouco mais de vida para os seus ambientes internos.

2. Se tiver piscina, busque integrá-la no seu projeto

Piscinas são sempre boas opções para casas na praia. Seja para juntar a família no fim de semana ou para agradar aqueles que preferem a água doce, elas costumam combinar com o ambiente de natureza próxima oferecido pela praia.

Através de um projeto de design de interiores que busca integrar os espaços da residência, você pode tornar a piscina uma parte importante da decoração da sua casa. Busque trazer para o ambiente da piscina cores e desenhos que se destaquem e que contribuam para que esse espaço seja ainda mais acolhedor.

3. Traga um pouco do mar para dentro de casa

Alguns detalhes do design de interiores podem remeter os moradores e o visitante da casa na praia para o ambiente do qual eles estão próximos. Se esse é o seu objetivo, invista em objetos que lembrem formas do mar ou até procure trazer para dentro de casa algumas conchas que foram recolhidas à beira da praia.

Esses pequenos “detalhes” podem trazer um tom leve, pessoal e descontraído à casa. Também procure investir na cor branca ou em tons claros nas paredes. Essas cores irão valorizar a luz natural, que costuma ser melhor captada em casas próximas à praia.

4. Invista em espaços confortáveis para descanso

Aposte em espaços confortáveis para aquele merecido descanso ou para relaxar após um dia intenso na praia – ou voltando da rotina de trabalho e/ou estudos. As poltronas, os sofás e as redes podem contribuir para esse momento de descanso e também para o design de interiores da residência.

Esses espaços para descanso e relaxamento podem ser internos ou externos, como no exemplo sugerido pela design de interiores Marília Veiga.

5. Use tecidos fáceis de secar

Como comentamos na introdução deste texto, outra boa pedida para casas de praia será optar por tecidos fáceis de lavar para que eles revistam as suas cadeiras e sofás. Aquele bom banho de mar próximo aos horários das refeições pode fazer com que algumas pessoas se esqueçam de se secar antes de se sentarem nos assentos. Ao investir nos tecidos certos para esses móveis você conseguirá aproveitá-los por muito mais tempo sem necessidade de reformas.

Além disso, móveis em ambientes externos que tenham algum tipo de tecidos podem, eventualmente, ser molhados pela água do mar, pela chuva ou ficarem umedecidos por conta da maresia. Por isso, é muito recomendado que você opte por tecidos impermeáveis, plastificados ou aqueles mais leves que podem ser lavados e ficarem secos com maior facilidade.

6. Opte por pisos fáceis de limpar

Da mesma maneira que os tecidos, como citado no item anterior, a escolha dos pisos também será importante na hora de você definir seu projeto de design de interiores. Ao vir de uma caminhada na beira da praia, por exemplo, é comum que a areia venha junto nos calçados. Por isso, um piso que seja fácil de limpar será um artigo importante para que você consiga manter a sua casa sempre organizada e acolhedora.

Além das dicas citadas neste post, você pode encontrar outras referências e fontes de informação em redes sociais como o Pinterest e em revistas especializadas. Nesses locais, existem muitos insights de projetos de design de interiores que poderão combinar com o seu estilo.

Leave a Comment