Decoração Moderna: Tudo que você precisa Saber!

A palavra “moderno” é uma das mais mal empregadas dentro do contexto de decoração. Trabalhamos com isso e muitas vezes encontramos clientes confusos, que querem deixar sua casa moderna mas se quer possuem idéia do que isso realmente significa.

Na maioria das vezes simplesmente fazem dela sinônimo de estilos contemporâneos, mas ambos possuem significados e caminhos diferentes.

O estilo moderno atual remonta a virada do século vinte e valoriza mobília feita em materiais de origem natural, cores neutras ou terrosas e foco na funcionalidade, eliminando qualquer detalhe desnecessário. Já o contemporâneo usa materiais de última geração, como metais e vidros.

No estilo contemporâneo você encontra uma variedade de cores, pois nela é permitido ousar, enquanto a decoração moderna zela por padrões monocromáticos.

Hoje convidamos você a conhecer um pouco mais sobre as características desse estilo de decór e sua história, além de passar dicas valiosas que vão garantir o sucesso do seu novo projeto.

Decoração Moderna – História

As raízes desse estilo, que é um dos mais reproduzidos ao redor do mundo, provém da arquitetura alemã e escandinava.

Uma das principais crenças ou bases desse estilo de decoração é que “a forma deve seguir a função”. Em outras palavras, o design de toda a mobília e de todos os objetos decorativos deve refletir sua finalidade. Caso seja um item que não tenha um propósito prático, deve ser eliminado.

Principais Características da Decoração Moderna

Ter um espaço simples e bem organizado é um dos grandes objetivos da decoração moderna. Sua filosofia atende perfeitamente aqueles que prezam pelo minimalismo e dispensam o excesso de adornos.

Para identificar ou ser considerado decoração moderna, aqui estão algumas informações que podem ser úteis:

Elementos estruturais (como concreto ou vigas) são deixados expostos na maioria das vezes;

Ênfase em linhas horizontais e verticais, sem movimento (curvas);

Dispensa pieguice ou cotão;

Mobílias baixas e horizontais, com linhas limpas;

Valorização da luz natural e janelas sem adornos;

Uso de materiais crus, como madeira não pintada, metais, couro, cimento e fibras naturais;

Foco em uma paleta de cores neutra e límpida;

Presença de superfícies reflexivas, como o inox, cromo ou vidro;

Decoração Moderna vs. Contemporânea

O estilo contemporâneo não nasce de uma determinada época. Ele muda conforme o tempo evolui e pode incorporar elementos modernos. Uma maneira simples de ver isso é imaginar como será a decoração daqui alguns anos: completamente diferente! E esse novo e atual estilo de decorar é o que se define por contemporaneidade.

A partir da década de 1990, a decoração contemporânea seguiu à tendência minimalista e pode incluir cores contrastantes ao lado do preto e branco, proporcionando grande destaque. Já no estilo moderno é baseado em tons neutros ao invés de ser deliberante.

Peças contemporâneas podem ser simplesmente decorativas, enquanto na decoração moderna ela precisa ter uma função. É totalmente funcional.

É por isso que tantas pessoas adotam esse estilo em suas casas e escritórios, pois refletem uma determinada época em que o foco era na eficiência e simplicidade, com ênfase na organização.

Decoração Moderna: Fotos e Dicas

Agora que você já tem a teoria em mão, fica um pouco mais fácil avaliar os diferentes cenários e identificar o que é ou não característico daquele estilo.

Mas para te ajudar nessa tarefa e tornar tudo ainda mais simples e prático, separamos uma sequência de imagens de ambientes decorados no estilo moderno para que você possa ver, compreender e se inspirar ao lado do se novo projeto.

Fotos Decoração Moderna para Se Inspirar!

1. Um exemplo chique, charmoso e elegante de modernidade. Quantidade de móveis limitados e padrões de linhas bem evidentes.

2. Linhas arquitetônicas limpas são a assinatura do design moderno. As cores, quando aplicadas, sempre puxam tons mais terrosos e opacos.

3. Cozinha moderna, com mobília em madeira, vigas expostas e foco na funcionalidade. Tanto designs modernos como contemporâneos tendem a partir para o conceito de espaço aberto.

4. Novamente, madeiras em linhas horizontais, bastante espaço aberto e sem excessos na decoração.

5. Esse não é propriamente um "cenário", mas ilustra claramente o poder que um belo quadro ou uma tela decorativa pode fazer em um espaço moderno, afinal, soma com linhas retas e não foge do contexto.

6. É seu lar. Por isso, dê seu toque pessoal e deixe ele moderno, mas com a sua cara. Um exemplo disso é ter as plantas na decoração, e também tapeçaria, tapetes e almofadas.

7. Sala-de-estar moderna e sofisticada. A valorização da luz natural ocorre em praticamente todos os exemplos, seja através de um maior número de janelas, ou de vidraças amplas que proporcionem esse deslumbre.

8. Essa cozinha moderna está encantadora. O amarelo queimado se funde muito bem com os tons terrosos da madeira.

9. Impossível que todos os traços da sua casa representem uma só decoração. Alguns itens fazem transição e combinam com outros vários e é isso que faz a decoração algo incrível e único. Aqui, uma cozinha minimalista, isenta de excessos, com muito espaço e funcionalidade.

10. Lareira majestosa que dá seu toque de esplendor. Os poucos móveis são selecionados a dedo pensando na funcionalidade do espaço e em sua contribuição visual.

11. Até mesmo quartos infantis podem ser divertidamente modernos. Adesivos de parede, brinquedos, tapetes infantis e diversos outros itens dão o toque de fofura para o espaço.

12. Pra obter sucesso na decoração moderna, quanto menos, melhor. Simplicidade e minimalismo são a assinatura desse estilo. Veja esse banheiro o quão delicado e atrativo é, mesmo com pouquíssimos destaques.

13. Os equipamentos eletrônicos fazem parte da nossa vida. Mas no contexto moderno o conceito clean prevalece. Por isso, use o básico dos equipamentos, como uma Smart TV e seu sistema home-theater.

14. Tapeçaria elegante é sempre bem-vinda. Os elementos presentes todos, de algum modo, trabalham em aspecto de linhas, dando esse ar contínuo de modernidade. As cores, sóbrias e sem muito destaque.

15. Apartamento compacto e moderno, com cozinha e sala integrados para aumentar e valorizar o espaço.

Decoração Moderna: Conclusão

O intúito dessa matéria é mostrar para você os legítimos traços que compõem o estilo moderno e também relevar a diferença entre decoração moderna e decoração contemporânea.

Falando na prática, conquistar essa atmosfera única e refinada é possível de diferentes modos, e isso não significa que você precise cumprir uma série de check-lists, mas sim que atribua elementos com essas características ao espaço, mesmo que em conjunto de outros. No final de contas, você terá um lar mais refinado, chique e elegante, perfeito para você receber amigos, familiares, com total conforto e aconchego.

Aqui na Wevans você encontra diversos itens que podem dar esse ar moderno para sua decoração. Navegue no nosso menu e aproveite as inúmeras opções!

Fonte(s): VivaDecora, e Pinterest.

Estilo de decoração: contemporâneo, minimalismo, moderno e mais…

O estilo de decoração da casa é uma das primeiras coisas que devem ser definidas junto ao arquiteto. A partir do estilo escolhido é possível saber, entre outras coisas, como quais serão os materiais utilizados.

Entre tantas escolhas que devem ser feitas pelo morador para a execução do projeto residencial, existe uma que é essencial e que se configura como o ponto de partida para a reforma ou construção do lar: a definição do estilo arquitetônico e decorativo do imóvel.

É a partir dessa referência que o profissional responsável pode trabalhar na definição das cores, materiais, revestimentos, móveis e objetos que farão parte da composição de cada cômodo, sempre pensando na unidade da proposta do décor.

Porém, com tantas facetas e olhares que a arquitetura de interiores pode oferecer, como acontece essa identificação do estilo? Em linhas gerais, tudo vai de encontro com o estilo de vida, personalidade, referências e os sonhos que os futuros moradores carregam dentro de si, bem como as necessidades que precisam ser atendidas para que, em plenitude, depois de pronto haja um senso bem-estar e pertencimento com a morada.

Neste quesito, o arquiteto é peça fundamental para compreender os anseios e as ideias do proprietário, bem como orientá-los. Segundo a arquiteta Marina Carvalho, à frente do escritório que leva seu nome, uma boa conversa ajuda na compreensão dos pontos daquilo que incomoda os moradores e os resultados que buscam.

“A interação que realizo com eles é bem mais profunda do que, em um primeiro momento, possa se imaginar. Gosto de mergulhar na dinâmica do cotidiano, saber que horas vão para cama e acordam, a atividade profissional que realizam e seus hobbies, por exemplo”, revela. arquiteta Marina Carvalho

Para ela, essa imersão possibilita que seu trabalho desenvolva soluções que respondam ao modo de vida e que nem sempre é lembrada pelos clientes nas conversas iniciais.

“Quanto mais nos aprofundamos nas entrelinhas da história de cada pessoa, vamos chegar numa resolução sine qua non o projeto. E esse é um grande prazer!”. arquiteta Marina Carvalho

Neste projeto, a arquiteta Marina Carvalho adotou um viés mais contemporâneo: o espaço onde está localizada a sala de estar ganhou um brise de madeira, na mesma tonalidade do rack e painel da TV, que permite a ampliação e integração com os outros ambientes. Com o mobiliário verde, o apto conquistou um toque de modernidade e aconchego |Fotos: Evelyn Müller

Entendendo os conceitos de cada estilo decorativo

Com o intuito de ajudar quem pretende definir um o décor para chamar de seu, a arquiteta Marina Carvalho listou os estilos mais adotados na arquitetura atual, mencionando cores, materiais e elementos relacionados a cada um. Confira:

Estilo contemporâneo

No estilo contemporâneo, este apartamento oferece praticidade e conforto. Na sala de jantar integrada com o estar, o ‘L’ com o canto alemão em volta da mesa propiciou aproveitamento do espaço e mais assentos. No tocante às cores, o imóvel recebeu uma base neutra e tons mais fortes – de maneira pontual –, como pede a essência desse décor |Fotos: Evelyn Müller

Para quem procura uma decoração funcional, a linha contemporânea é a mais indicada. Sua composição permite a aplicação de tendências do momento, deixando a casa com ar mais atual, assim como escolhas pautadas no conforto, visando o aconchego e o bem-estar da família. Para Marina, a estética desse estilo reserva uma forte ligação com a tecnologia. Assim, a automação pode fazer parte para complementar o uso das luminárias nos espaços, tanto como a aberturas de persianas, por exemplo. “Como são itens que se adaptam bem ao modo de vida atual, são opções que vão bem para todos os espaços conforme as proporções e usos específicos”, completa.

No décor contemporâneo, as cores neutras como preto, branco, cinza e tons pastel são muito presentes com o objetivo de dar visibilidade aos ambientes e deixá-los ainda mais sofisticados. Para quem gosta de cores vivas, amarelo e verde são perfeitos para inserir efeito de contraste nos locais aplicados.

Minimalismo

Com característica do perfil minimalista, neste projeto a arquiteta Marina Carvalho empregou poucos elementos para compor a sala de estar. A marcenaria funcional e bem planejada, conciliada com as demais peças do ambiente, transmitem acolhimento e tranquilidade | Fotos: Evelyn Müller

Ganhando cada vez mais espaço nas residências brasileiras, o estilo minimalista prioriza o mix entre poucos elementos, deixando os cômodos visualmente mais limpos. Com isso, o décor é composto apenas por itens essenciais eleitos pela funcionalidade e a estética que realizará no contexto do projeto. Posto isso, o estilo minimalista é fundamentado na sobriedade, onde tudo é muito simples e cada móvel ou objeto declara uma verdadeira razão para estar naquele ambiente. Para os moradores que adotam o minimalismo, a casa deve ser um refúgio de paz e tranquilidade. “Sem dúvidas, no modus operandi do minimalismo, ‘o menos é mais’. O segredo é apostar em formas descomplicadas e em peças que, ao mesmo tempo, unam decoração e utilidade. A iluminação clara também é uma boa dica para quem se identifica com o gênero”, ressalta a arquiteta.

Aproveite e confira:

Estilo moderno

Neste apartamento moderno, as cores neutras e terrosas se fazem presentes para deixar o local ainda agradável. Materiais naturais, como a marcenaria, além de trazer conforto deixa o ambiente mais leve. Com isso, os moradores vivenciam um clima de frugal, porém atual e autêntico | Fotos: Evelyn Müller

A decoração moderna combina um pouco do minimalismo e do contemporâneo através das linhas limpas e formas retas. Junto com isso, a aplicabilidade das decisões, os materiais naturais e as cores neutras ou terrosas são essenciais, assim como nos outros dois estilos. Geralmente, os adeptos desse estilo declaram sua preferência por cômodos descomplicados e bem-organizados, dispensando o excesso de móveis e objetos decorativos.

De acordo com Marina, para deixar a casa ainda mais moderna é interessante investir em um bom projeto de iluminação nos cômodos. “Além de luz natural, que deve se fazer bastante presente, adotamos lâmpadas de LED na marcenaria ou em espelhos – um componente muito usado para ampliar os ambientes e que torna tudo ainda mais elegante”, diz. Ela ainda acrescenta que essa proposta favorece a tecnologia por meio da inserção de metalizados e outros recursos que facilitam o dia a dia, como a automação.

Estilo clássico

Por ser atemporal, o clássico está sempre em alta nos projetos, oferecendo requinte e elegância para as residências. Na contramão do moderno, é caracterizado pela imponência dos móveis, materiais e tecidos. Sendo assim, madeira e mármore com desenhos detalhados são bastante explorados no projeto e o mobiliário acompanha o conceito de peças robustas, porém com design delicado, lembrando os móveis antigos.

No tocante à paleta de cores, um mix de tons escuros e médios recebem pinceladas de bronze, dourado e prata, com o intuito de acrescer refinamento aos ambientes. Essa fusão favorece a iluminação amarelada com artigos que remetem a um tempo de outrora, lustres mais robustos, candelabros, candeeiros e abajures de seda. Para a profissional, o segredo é não caminhar para o exagero, uma vez que o luxo não combina com o excesso de detalhes e o resultado por ser um projeto cansativo. “A mescla do clássico com outros estilos pode propiciar um resultado bem interessante”, afirma.

Rústico

Os atributos rústicos podem se misturar com outras designações para conferir um ar up to date ao lar. Neste apartamento, a parede de tijolinhos efetivou um belo contraponto com a marcenaria delicada dos móveis e prateleiras | Fotos: Evelyn Müller

Por fim, o conceito rústico é marcado pelo aconchego, sobretudo pela inserção do natural como a pedra, madeira, palha e cobre, entre outros materiais que emprestam sua simplicidade e leveza ao décor. Sem contar a conexão com a memória afetiva, transmitindo sensações nostálgicas e afetivas aos moradores, como de fosse uma casa de campo.

Mas o rústico não está preso à essência campesina: ele pode muito bem se fundir com o moderno e o contemporâneo. “Nessa junção, podemos apostar também no cimento queimado, tijolo e cores quentes puxando para os tons terrosos. Outra dica é a presença das plantas dispostas pelos ambientes”, finaliza.

Decoração: como ter estilo moderno e clássico ao mesmo tempo em sua casa

Decoração: como ter estilo moderno e clássico ao mesmo tempo em sua casa

Veja 7 dicas incríveis de como mesclar os dois estilos e comece agora a decorar a casa dos seus sonhos!

O estilo clássico e o moderno possuem muitas diferenças e ao mesmo tempo muitas semelhanças também. Permitindo que eles sejam adotados simultaneamente em decorações, originando um novo estilo: o clássico moderno.

O estilo clássico moderno de decoração está entre as principais tendências da moda. Ele é super adaptável a diferentes ambientes e agrada a maioria das pessoas.

Se você sonha em ter essa fusão de decoração na sua casa, confira agora nossas 7 dicas incríveis e torne tudo realidade:

Misture móveis clássicos com móveis modernos

Os móveis clássicos são característicos pelo uso de madeira nobre, pela curvatura, ornamentação e riqueza de detalhes. Eles trazem sempre um ar de requinte e luxo.

Já os móveis modernos possuem linhas retas e padrões geométricos, priorizando a funcionalidade e o minimalismo.

Juntando os dois estilos de móveis em um ambiente só você terá o melhor dos dois mundos. O resultado será uma decoração que foge tanto do exagero quanto do trivial.

A dica é criar os espaços com a maioria dos móveis seguindo o estilo moderno e investir em apenas uma peça clássica. Ela já marcará presença, transformando a sua decoração.

Invista em contraste de texturas

As texturas clássicas e modernas também são significativamente diferentes. O estilo moderno apresenta texturas lisas, mais clean, enquanto que o clássico apresenta mais texturas pesadas e aveludadas.

Para conseguir uma decoração clássica moderna, está permitido brincar com essas texturas. Você pode planejar um ambiente todo limpo e incluir uma cortina longa de veludo, por exemplo.

Ou utilizar mais um mobiliário texturizado enquanto mantém tapetes, cortinas e paredes em um estilo liso e simplificado.

Faça jogos de luz

Não é novidade que a iluminação é essencial para incrementar a decoração da casa. É ela quem define o clima que os ambientes podem transmitir. Para combinar os dois estilos a dica é utilizar diferentes tonalidades de luz.

No estilo clássico, predominam luzes mais amareladas que trazem aconchego e tranquilidade. Já no moderno, as luzes são mais claras/brancas, deixando os ambientes mais ativos e convidativos.

Em um mesmo ambiente, você pode utilizar os dois tipos.

Fica um contraste interessante utilizar uma iluminação principal branca mantendo a funcionalidade da casa. E utilizar as luzes amarelas para iluminar móveis ou peças específicas.

Se seu estilo é mais limpo, sem tanto contraste, use um tom de luz para cada ambiente.

No seu local de descanso (quarto, sala de estar) prefira os tons amarelados. Já onde você precisa estar atento (cozinha, escritório) aposte em luzes claras.

Brinque com as linhas e a simetria

O moderno pede linhas super retas em ambientes assimétricos. Aqui as apostas vão em móveis, tapetes e acessórios geométricos usados em ambientes sem um alinhamento padrão.

O clássico prefere linhas curvas em ambientes simétricos. Usando móveis e peças repletos de curvaturas expostos em espaços alinhados, com lateral e centro bem definidos.

Juntando ambos, você consegue quebrar esses padrões e ainda ter um ambiente decorado lindamente. É possível usar móveis curvados em ambientes assimétricos ou também móveis retos em ambientes perfeitamente alinhados.

Brinque com a paleta de cores

As cores também são essenciais no processo decorativo. No estilo clássico, predominam os tons metais, marrons e brancos. Já o moderno prioriza tons naturais, como o preto, branco, cinza e marrom).

O clássico também foge de cores vibrantes, preferindo vinho, verde-escuro ou azul-marinho. Enquanto o moderno ama cores primárias vibrantes (azul, vermelho, amarelo).

Para unir ambas as ideias sem transformar sua casa em um carnaval, aposte em ambientes monocromáticos preferencialmente em tons claros. Assim seu espaço parecerá maior e mais iluminado.

Brinque com as cores para dar um toque especial na decoração. Mesclando tanto os tons mais escuros do clássico com a vibração do moderno.

O importante é incluir peças específicas nessas cores, fugindo dos exageros.

Invista em peças clássicas imponentes

Por ser tão rico em detalhes, as peças clássicas são bem marcantes. Então, facilitará a sua decoração se você priorizar o moderno e incluir apenas alguns móveis ou acessórios que remetam ao antigo.

São inúmeras possibilidades. Você pode apostar em uma sala de estar minimalista e colocar apenas uma cadeira Luis XV que o ambiente irá se transformar por completo.

Outra ideia é apostar em um quarto com móveis totalmente modernos e trabalhar com um grande quadro de paisagens naturais e moldura detalhada, marco do estilo clássico.

Atente-se à proporcionalidade

Para colocar em prática a dica anterior com sucesso, lembre-se de respeitar o espaço disponível na sua casa.

As peças clássicas costumam ser mais grandiosas e própria para ambientes amplos com pé direito alto. Então, opte por móveis e acessórios menores para não comprometer a funcionalidade da casa e a beleza da decoração.

Com todas essas dicas você está pronto para criar uma decoração clássica moderna. Comece agora juntando o melhor dos dois estilos e deixe sua casa do jeito que você sempre quis.

Leave a Comment