Cores de tintas: saiba como escolher a cor perfeita

A alma da casa habita nas cores. Elas têm o poder de inspirar, motivar, alegrar, tranquilizar e promover uma série de outras emoções e sensações. Por isso a escolha das cores de tintas para as paredes deve ser muito bem planejada para que se obtenha o máximo de beneficio da cor escolhida, afinal é bom levar em conta que uma cor inadequada pode causar efeito contrário ao esperado.

A primeira coisa a ser analisada antes de escolher a cor da tinta é definir qual será o estilo do ambiente. Para decorações clean, neutras, modernas e de estilo escandinavo, as cores claras e neutras são as mais recomendadas.

Já para uma decoração de estilo rústico ou com uma proposta mais despojada e jovial, cores vibrantes são a melhor pedida. Os tons pastéis na parede também são bem vindas para o caso de decorações que seguem uma linha retrô ou romântica, por exemplo.

Definida a proposta de decoração, atente-se agora para o cômodo onde a tinta será aplicada. Para quartos, especialmente os infantis, a dica é usar cores claras e neutras de modo a favorecer o relaxamento e o sono. Cores como amarelo ou laranja podem ser usadas em quartos, mas prefira as nuances mais suaves.

O próximo ponto é combinar as cores das paredes com o restante da decoração. Nesse caso recomendamos que você tenha um circulo cromático em mãos para te orientar nas escolhas. De modo geral, a tendência são por três combinações: as complementares, as análogas ou as monocromáticas.

As cores complementares são aquelas que se encontram do lado oposto à cor escolhida no circulo cromático. Por exemplo, a cor complementar do azul é a amarela e seus tons mais próximos, como o laranja. Já no caso da cor vermelha, a complementar é o verde. As combinações complementares podem ser feitas na própria parede ou na mobília. Uma parede azul, por exemplo, pode ser complementada com um sofá laranja.

Já as cores análogas são as que se encontram imediatamente ao lado da cor escolhida. Por exemplo, as cores análogas do verde são o azul localizado à esquerda e o amarelo situado à direita.

E por fim estão as monocromáticas que como o próprio nome sugere são as nuances de uma mesma cor. Esse tipo de combinação também é comumente conhecido como degrade ou tom sobre tom.

Além dessas três possibilidades de combinações com as cores do espectro, há ainda as cores neutras. Essas, por sinal, são as mais utilizadas em paredes de casas. Entram na lista o branco, o preto, o cinza e os tons de bege, conhecidos também como Off White.

Cores de tintas: descubra diferentes tonalidades em ambientes selecionados

Depois de definir o estilo da decoração e o modo como as cores serão combinadas você já está mais da metade do caminho para definir a tinta certa para suas paredes. O restante que falta você confere agora, com a seleção de imagens de paredes pintadas em diferentes tons de tinta para você comparar e se inspirar. Confira:

Cores de tintas: amarelo

Vamos começar falando sobre o amarelo. Essa é a cor da alegria. A cor do sol. Ela é ótima para ser usada em ambientes de estudo ou trabalho, pois favorece a concentração e o aprendizado. Na hora de combiná-lo, use-o com azul, sua cor complementar ou com as análogas, o laranja e os tons mais vibrantes de amarelo. Confira algumas ideias de como inserir a cor – e suas nuances – no ambiente:

Imagem 1 – A cozinha toda branca ganhou um toque de vida e descontração com a parede de tijolinhos pintada de amarelo.

Imagem 2 – Um efeito pra lá de interessante: a parede com boisseries e o piso de madeira ganharam um tom de amarelo queimado que simula o contorno da luz.

Imagem 3 – Nesse quarto infanto juvenil o amarelo âmbar foi usado em doses moderadas nos triângulos da parede.

Imagem 4 – Moderno e descontraído: a parede de tom amarelo amêndoa divide espaço com a faixa de concreto aparente.

Imagem 5 – Aqui, o amarelo jasmine foi combinado com sua cor complementar, o azul marinho.

Imagem 6 – Já no banheiro, a proposta foi criar uma faixa de tom amarelo mostarda que tem inicio no chão e segue até o teto.

Imagem 7 – O amarelo ouro marca o forro rebaixado de gesso e a área que pertence a cozinha.

Cores de tintas: azul

O azul é a cor da calma, da tranquilidade e da quietude. Ideal para quartos, pois é um ótimo indutor do sono. Mas cuidado, em excesso o azul pode promover estados depressivos. A cor complementar do azul é a amarela e as análogas são o violeta, os tons de rosa e o azul esverdeado. Confira alguns dos azuis mais usados na pintura de paredes:

Imagem 8 – Banheiro de parede azul com armário cinza: a aposta certeira para quem deseja um ambiente moderno e atual.

Imagem 9 – Azul ciano: claro, suave e ideal para uma decoração que puxa para os tons pastéis; na imagem, o rosa entra como análoga ao azul.

Imagem 10 – Já nessa varanda o contraste entre as complementares azul celeste e rosa escuro fica ainda mais evidente.

Imagem 11 – Quando o assunto é classe e elegância, o azul marinho é imbatível!

Imagem 12 – O azul turquesa trouxe alegria para esse ambiente de proposta rústica moderna.

Imagem 13 – O azul royal também entra nas opções de tons sóbrios e sofisticados de azul

Imagem 14 – Nessa outra imagem, o azul royal foi aplicado de uma maneira descontraída junto ao branco.

Cores de tintas: tons neutros

Os tons neutros, formados pelas cores bege, branco, cinza e preto, são a melhor opção para quem busca neutralidade, elegância e modernidade. Também são uma boa alternativa para quem tem medo de arriscar cores mais marcantes. Confira agora alguns ambientes que apostaram nos tons neutros para as paredes:

Imagem 15 – O tom amêndoa, um pouco mais escuro que um bege tradicional, foi contrastado com os tons de laranja e azul marinho.

Imagem 16 – Já o tom caqui é ideal para criar ambientes neutros, clássicos e sofisticados.

Imagem 17 – Para essa sala o tom castanho foi o escolhido para realçar a parede da TV.

Imagem 18 – E que tal mesclar tom de creme nas paredes e cores vibrantes na decoração?

Imagem 19 – A cor linho deixou o escritório esbanjando elegância.

Imagem 20 – O marfim é um clássico nas paredes; aqui ele foi usado em todo o ambiente integrado.

Imagem 21 – A cor neve é um dos tons de bege que mais se aproxima do branco; use-o se a proposta é deixar o ambiente clean e iluminado.

Imagem 22 – Saindo dos tons de bege ou Off White e entrando agora nos brancos; veja como a cor se encaixa perfeitamente em ambientes de estilo moderno e minimalista.

Imagem 23 – Branco nas paredes não tem erro; aqui, o marrom traz um toque de cor sem fugir da neutralidade.

Imagem 24 – Cores de tintas: se quiser dar amplitude e luminosidade ao ambiente, aposte em paredes brancas.

Imagem 25 – Cores de tintas: as paredes brancas deixam esse quartinho de bebê neutro, clean e suave.

Imagem 26 – Branco, branquíssimo! Cuidado para não ofuscar a visão.

Imagem 27 – Passando do domínio do branco para o território do cinza; aqui, a cor se manifesta em puro requinte e elegância.

Imagem 28 – Mas se a proposta for seguir uma linha moderna em tons claros, vá de cinza ardósia nas paredes.

Imagem 29 – A combinação entre o cinza fosco na parede e o rosa do armário é puro charme romântico, mas sem pieguice.

Imagem 30 – Cores de tintas: se na proposta anterior o rosa se harmonizava romanticamente com o cinza, aqui o azul se combina com o cinza quartz da parede com descontração e jovialidade.

Imagem 31 – Um quarto cinzento: a cor de tinta está presente em todo o ambiente e, como se não bastasse, nas mobílias também.

Imagem 32 – Quarto de bebê neutro com papel de parede.

Imagem 33 – Total black: para os mais ousados vale apostar em uma parede preta com armário cor de rosa.

Imagem 34 – O preto na parede desse banheiro foi suavizado com a presença dos elementos em madeira e da iluminação amarelada.

Imagem 35 – Nessa sala, a parede preta foi contrastada com o sofá laranja; uma combinação e tanto.

Imagem 36 – O preto é a cor da elegância e da sofisticação, use sem medo dentro dessa proposta.

Imagem 37 – O preto também pode ser inserido no ambiente com o uso de tinta lousa.

Imagem 38 – Essa decoração moderna e minimalista apostou em uma faixa de parede preta para criar contraste.

Cores de tintas: laranja

De volta às cores quentes e vibrantes. Agora com a cor laranja. Essa é a cor da juventude, da vitalidade, do verão e do dinamismo. Em diversos tons, o laranja geralmente é utilizado nas paredes para criar um ambiente aconchegante e acolhedor, especialmente em seus nos tons mais fechados. Para complementá-la, use verde ou azul. Já se a ideia é seguir pelas cores análogas, então invista no vermelho ou amarelo.

Imagem 39 – Alegria e vitalidade para o quartinho infantil com a parede em laranja bronze; as complementares azul e verde entram na decoração.

Imagem 40 – A combinação do tom laranja caramelo com o preto nas paredes gerou força, vitalidade e personalidade para o escritório.

Imagem 41 – Sala pintada com diferentes tons de laranja, inclusive no teto; já a cor rosa, que pode ser considerada análoga ao laranja, foi usada em degrade no tapete e na mobília.

Imagem 42 – Quer uma cozinha marcante e cheia de personalidade? Então aposte nessa ideia: paredes laranjas e armários azuis.

Imagem 43 – Os tons de terracota pertencem a família do laranja é são ideias para criar ambientes acolhedores.

Imagem 44 – As formas triangulares dessa parede foram preenchidas com tons variados de laranja, entre eles o pêssego e o ocre.

Cores de tintas: rosa

A cor rosa é a cor que mais expressa sensações de romantismo, feminino e delicadeza. Se essa for a sua intenção, aposte em cores de tinta que puxem para esse tom, desde o mais claro, como o rosa cereja, até algo mais vibrante, como o pink. Confira as sugestões de como usar tinta rosa na parede:

Imagem 45 – Dá sim para usar rosa na parede sem deixar o ambiente menininha demais.

Imagem 46 – O rosa cereja entra na parede em conjunto com o preto: uma combinação forte e vibrante.

Imagem 47 – E o que acha da composição rosa e verde? As complementares foram usadas com discrição nessa cozinha.

Imagem 48 – O rosa fica mais romântico e delicado quando combinado ao branco.

Imagem 49 – E eis que do ambiente todo branco surge uma sala vibrante de paredes cor de rosa fúchsia.

Imagem 50 – Moderna e cheia de vida: o rosa na parede em harmonia com a análoga laranja.

Imagem 51 – O cinza em companhia do rosa também traz modernidade para os ambientes, só que com um pouco mais de neutralidade.

Cores de tintas: roxo

O roxo é uma cor cercada de misticismo e conotações religiosas. Dizem que essa é a cor da espiritualidade, dos estados alterados de consciência e da transmutação de energias. Independente das crenças, o fato é que a cor transmite uma certa sensação de paz e tranquilidade, especialmente em suas nuances mais claras. A cor complementar mais usada para o roxo é o amarelo, mas o verde também está na lista. Já os tons de azul, rosa e vermelho se incluem entre as cores análogas ao roxo. Veja algumas ideias de paredes roxas em ambientes decorados:

Imagem 52 – Combinação de cores análogas nesse ambiente: roxo, em dois tons, azul e rosa.

Imagem 53 – Toda tranquilidade que só o tom de lavanda, uma das nuances mais delicadas do roxo, pode trazer para o quarto.

Imagem 54 – Crie um efeito esfumado e degradê na parede; para isso invista em tons variados de roxo.

Imagem 55 – Os tons suaves de roxo, como o lilás, o ametista e o lavanda, são ótimas opções para quartos infantis.

Imagem 56 – Quarto amplo e clean optou por um único tom de roxo nas paredes.

Imagem 57 – Verde e violeta: uma ótima combinação de cores complementares para quartos infanto juvenis.

Imagem 58 – Um encanto essa cozinha que mescla paredes pintadas de púrpura e verde azulado.

Cores de tintas: verde

Saindo do roxo para entrar no verde. A cor resultante da união entre azul e amarelo pode ser ora frio e sóbrio, ora quente e extrovertido. São diversos tons de tinta verde que você pode escolher para pintar as paredes da sua casa. Apesar da variedade de tons, o importante é que você saiba que, de modo geral, o verde é a cor que simboliza a natureza, o natural e o equilíbrio. Essa inclusive é uma das únicas cores que não possui efeito contrário, podendo ser usada livremente. Confira agora as combinações possíveis de serem feitas com ela:

Imagem 59 – Nesse banheiro de estilo moderno, o verde bandeira da parede divide espaço com o cimento queimado.

Imagem 60 – Um tom mais suave de verde na parede combinado ao azul e ao rosa da decor, ou seja, complementares e análogas juntas.

Imagem 61 – Para trazer o clima natural e o conceito de natureza para o ambiente aposte no uso da cor verde nas paredes com móveis amadeirados

Imagem 62 – Tudo verde e no mesmo tom por aqui: desde o armário até as paredes.

Imagem 63 – O quarto pequeno apostou no branco para as paredes laterais e no verde bandeira para a cabeceira da cama.

Imagem 64 – Quase chegando ao amarelo: esse verde quente é ideal para propostas de decoração infanto juvenil.

Imagem 65 – Verde e neutro: uma sala com cores suaves para reforçar a proposta moderna.

Cores de tintas: vermelho

Você já deve ter ouvido falar que o vermelho é a cor da paixão. Mas essa cor quente e vibrante vai muito além desse simbolismo. O vermelho está associado também a força, vitalidade, energia e calor. Contudo, seu uso em excesso pode se tornar cansativo e estimulante demais, podendo até levar a quadros de hipertensão. As melhores combinações para o vermelho é o verde (complementar) e o laranja e rosa (análogas). Confira nossas sugestões:

Imagem 66 – Impossível negar a influência positiva dessa parede vermelho grená em contraste com o branco.

Imagem 67 – E que tal um vermelho mais fechado na parede do quarto? Ainda mais se for realçado com um letreiro de neon.

Imagem 68 – Vermelho salmão e verde musgo em harmonia nas paredes desse pequeno banheiro.

Imagem 69 – Hall de entrada minimalista apostou em uma parede vermelha com frisos pretos.

Imagem 70 – Puro acolhimento essa parede vermelho coral.

Imagem 71 – Aposte nos contrastes e no uso das cores complementares com o vermelho também.

Veja também como usar as cores frias e cores quentes na decoração

Decoração com balões: conheça as tendências para festas

A decoração com balões é um clássico das comemorações. Seja em casamentos, aniversários, chás revelação, bodas de casamento ou qualquer outro tipo de festa, eles preenchem o ambiente, levam cor e ajudam a compor o cenário da festividade.

Se você trabalha com decoração, precisa conhecer as tendências desse mercado quando o assunto é balão de festas. Mesmo em um cenário mais restrito às comemorações, a decoração ainda segue em alta para registrar o momento. Acompanhe os tipos de balão que estão em alta e tendências de como decorar.

Balões cromados

São amplamente conhecidos e, para quem decora festas, são grandes aliados para trazer um pouquinho de “glamour” à comemoração. Isso porque o efeito espelhado dos balões cromados garante um astral diferenciado para o evento.

A aparência remete a decorações mais sofisticadas, como festas de final de ano, e são recomendados para brilhar no Natal e no ano-novo, mas são usados em qualquer festividade. Trata-se de um coringa que não sai da lista dos balões mais usados.

Bolo com balão

Se você ainda não conhece essa tendência, saiba que ela é pura diversão. O bolo com balão caiu no gosto das comemorações, principalmente das infantis. Assim, o “parabéns pra você” ganha mais um componente para decorar e divertir a mesa.

Vale destacar que a composição do bolo com balão varia conforme a ideia de quem está organizando a festa. Algumas pessoas preferem balões menores e com brilho. Outras, com mais cores e maior quantidade. Tudo depende da criatividade.

Balões gigantes

Quem procura diferenciar a decoração com balões pode apostar nos gigantes. Afinal de contas, a proposta é fazer um ponto de destaque com um balão maior que os demais. Alguns decoradores trabalham com objetos dentro deles e até mesmo com outros recursos para decorá-lo, como luzes e tule.

Balões em formato de números e letras

Quem acompanha as redes sociais já deve ter visto muita foto de comemoração com balões em formato de números, para comemorar datas, e letras, para referenciar a pessoa que está em festa.

Esse tipo de balão é usado para qualquer festividade que tenha a intenção de marcar uma nova idade, “mesversário” de bebês, bodas de casamento e assim por diante.

As letras são usadas com bastante frequência em formaturas e aniversários. Além de personalizar o ambiente, os balões garantem fotos divertidas e com a cara do aniversariante ou de quem esteja comemorando.

Balões mesclados com flores

É delicadeza que você procura na decoração com balões? Pode ter certeza que a tendência de balões mesclados com flores vai deixar a comemoração mais romântica e refinada.

Seja em arcos, nas mesas, ou em cenários destinados para fotos, a mistura de flores com balões é de encher os olhos. A ideia é combinar os tons das flores com os balões e trazer uma proposta mais amorosa, ideal para datas românticas.

Balões com led

Os balões com led deixam a festa de crianças e adultos mais empolgada. Isso porque são transparentes e contam com luzes de led dentro, que são acionadas com pilha. Dessa forma, o efeito durante a festa é bonito de ver: além de colorir e iluminar o ambiente, também servem como uma lembrança da ocasião.

Balões customizados

Esse é um dos mais conhecidos por marcas e ações promocionais. Os balões customizados permitem imprimir nomes, marcas, desenhos e o que for necessário para deixar a comemoração mais personalizada. Além de serem decorativos, podem ser usados como lembrancinha da festa ou para sinalizar assentos e locais em eventos.

Esculturas de balão

As esculturas feitas com balão podem não ser uma novidade, mas a técnica vem evoluindo tanto que a proposta pode ser considerada uma tendência, principalmente em festas infantis. Com composições mais detalhadas, os balões são entrelaçados e se transformam em personagens, bichinhos, objetos e outras formas para divertir a criançada.

Teto com balão

Os efeitos do teto com balões deixam qualquer ambiente incrível. Geralmente, é uma técnica aplicada em festas com uma decoração mais trabalhada, visto que o teto decorado compõe o cenário e a decoração da festa. Assim, os balões embalam o local, complementando o espaço.

Alguns profissionais preferem enfeitar o teto com balões colados, outros, com balões de gás hélio, o qual é mais recomendado por preservar a pintura do teto, ser mais fácil de organizar e ainda por ser usados em outros momentos, como para divertir o final da festa.

Balões ombré

Talvez você já tenha ouvido a expressão ombré em outros contextos, como em clínicas de estética e salões de beleza. A técnica de clarear o cabelo gradativamente segue a mesma lógica na decoração de balões.

Para explicar melhor, ombré significa a mistura gradual de uma tonalidade de cor para outra, de tons mais claros para os mais escuros, ou ao contrário. Como isso se aplica nas tendências dos balões? É simples: a decoração conta com diferentes tonalidades da mesma cor.

E o resultado? Fica lindo! Algumas decorações dispõem os balões de um tom a outro. Em outras propostas, eles são usados de forma desordenada, porém na mesma paleta de cores.

Arcos de balões desconstruídos

Assimetria é a palavra-chave para sacar a ideia dos arcos desconstruídos feitos de balões. Ou seja, o arco formado pelos balões para decorar festas não tem um formato definido. A proposta mais livre cabe em comemorações de qualquer tipo, desde aniversário a casamentos, bodas etc.

Ainda, o formato desconstruído pode ser mais elegante, mais divertido e mais chamativo pela quantidade de balões. A criatividade (e o tamanho do arco) é o limite.

Balões de gás hélio

Se você quer que os balões permaneçam flutuando para colocar na mesa da festa, para fazer um teto de balões ou para dar um efeito na decoração, o gás hélio é a substância mais recomendada. Isso porque os balões têm a tendência de subir em direção à atmosfera.

Vale destacar que, se você não tem a intenção de que os balões saiam voando por aí, amarre-os durante a montagem da decoração. Além disso, é importante lembrar de que é possível encher bexigas de borracha, látex ou papel-alumínio com gás hélio e usar os balões como lembrancinhas da comemoração.

Falando em gás hélio, quem trabalha no segmento de decoração com balões precisa conhecer mais sobre o elemento, como usar e manusear os balões com ele e os benefícios de contar com um cilindro de gás hélio na correria das organizações.

Gostou deste post? Então, siga com a leitura aqui no blog e tire todas as suas dúvidas sobre o balão de gás hélio. E se quiser conhecer mais os nosso produtos, dê uma olhada no catálogo online da Air Liquide!

Móveis para área externa: quais materiais são os mais indicados?

Móveis para áreas externas: quais materiais são os mais indicados?

As áreas externas têm se tornado cada vez mais bem trabalhadas e decoradas. As pessoas estão finalmente perdendo o medo e ganhando o interesse de investir nesses espaços abertos, criando ambientes incríveis de interação e para relaxar de verdade.

Mas alguns cuidados devem ser tomados na hora da criação de projetos para esses tipos de ambiente externo . Afinal, os móveis precisam ser duráveis e resistentes às intempéries do clima. Por isso é tão importante estabelecer as funções e o uso desempenhado pelo ambiente. É isso que guiará a escolha do material para os móveis para áreas externas. Vamos conhecer quais são os mais indicados?

1 – Alumínio

O alumínio é um material muito utilizado nas decorações de áreas externas, bem como jardins e varandas . A resposta está na sua resistência ao sol e chuva e pelo fato de não causar corrosão.

É uma boa opção também por ser um material leve e de fácil limpeza. Além disso, o alumínio não perde sua cor com o tempo, de forma que a durabilidade do móvel também é bastante grande. É muito indicado para áreas com piscina , por exemplo.

2 – Inox

O inox é outro material muito recomendado para móveis para áreas externas , visto que, assim como o alumínio, tem alta resistência à corrosão. Ele também se mantém intacto tanto em baixas quanto em altas temperaturas. Além de estampar modernidade e beleza, é de fácil limpeza e conservação, e também tem um ciclo de vida longo.

3 – Madeira

As madeiras são outro tipo de material indicado para áreas externas , e também combinam muito com a ideia do ambiente. As madeiras de lei são as mais recomendadas, como o carvalho, o cedro, a teca e a cerejeira — elas costumam durar cerca de 25 a 50 anos!

O cedro, por exemplo, é naturalmente resistente a intempéries e insetos. Outras madeiras, como a teca, também são naturalmente resistentes à deterioração e ao apodrecimento. Porém, apesar da sua durabilidade alta, a madeira precisa de algum acabamento protetor, para potencializar ainda mais sua resistência e não sofrer com as ações do tempo.

4 – Fibra sintética

Uma forte tendência são os móveis para áreas externas feitos com fibras sintéticas e plásticas. Geralmente em tons claros, de bananeira ou avelã marrom, elas são um revestimento muito indicado para ambientes externos, devido à sua alta resistência ao clima.

Esse material sintético é de fácil manutenção e suporta muito bem as mudanças de temperatura. Outra qualidade é a diversidade de modelos que você encontra hoje no mercado, bem como cores e texturas.

Os móveis para áreas externas podem ser de variados tipos de material, como você pode perceber durante a leitura. O cuidado fica apenas na escolha, que deve estar alinhada ao seu objetivo final na decoração do ambiente externo.

Para saber mais sobre como realizar esses e outros tipos de decoração, assine nossa newsletter e mantenha-se informado!

Compartilhe

Leave a Comment