Conheça agora os 5 principais estilos de decoração!

Vai se mudar ou quer dar uma cara nova a sua casa e não sabe qual estilo de decoração seguir? Tudo bem, nós entendemos, afinal há uma série de estilos diferentes, cada um com suas características técnicas. Na hora de decidir, é importante levar em consideração os seus gostos pessoais, a beleza, a personalidade dos moradores, e até a região na qual seu imóvel está localizado.

Para te ajudar a encontrar um estilo que seja aconchegante e apropriado para a sua rotina, trouxemos hoje os 5 principais que você encontrará por aí. Inspire-se!

Clássico

Caracterizado por deixar os ambientes suntuosos e imponentes, o estilo clássico traz riqueza de detalhes, que remetem às decorações antigas dos nobres. A madeira é o principal material utilizado, aliado a cores neutras nas paredes e móveis – estes que muitas vezes são heranças de família! –, como branco, bege, salmão e preto. Tapetes também são comumente usados.

Rústico

Inspirado na natureza, o estilo clássico remete às particularidades da vida no campo. É por esse motivo que os materiais brutos aparecem em peso, como madeira e pedra, por vezes sem tratamento algum. Além dos revestimentos com textura, os materiais citados são usados em móveis, pisos e outros objetos. As plantas e flores não podem faltar.

Moderno/Contemporâneo

Influenciado pela rotina atual e a forma de viver da sociedade, o estilo moderno se utiliza de linhas limpas, suaves e nítidas. Os materiais utilizados são, principalmente, o metal, o plástico e o vidro. As cores são simples, sem muita mistura, porém vibrantes nos detalhes. Por outro lado, o estilo contemporâneo é muito parecido, porém é um pouco mais ousado na utilização das formas, seguindo tendências em alta.

Retrô

Baseado no século 20, o estilo retrô é composto por itens e elementos que remetem ao passado, explorando a mistura de estampas, formas geométricas e abstracionismos. As cores pasteis são largamente utilizadas, tais como o amarelo, o rosa bebê e o azul claro. O encanto está no mobiliário, que evoca memórias e conta histórias.

Minimalista

Sendo a verdadeira simplificação da temática modernista, o estilo minimalista faz jus ao nome. Ele utiliza o mínimo de cores, formas e itens decorativos, dando amplitude e uma sensação limpa ao ambiente. Podemos dizer até que acontece a união entre a funcionalidade e a estética. Foco nas cores neutras e puras!

Quer aprender mais sobre decoração e como aplica-la da melhor forma ao seu imóvel? Então confira os conteúdos abaixo e aproveite novas ideias:

- Decoração geek na sua casa: divirta-se fazendo!

- Quais são as melhores cores para cada ambiente da casa?

- 4 ótimas dicas para a decoração do seu studio

- Como planejar a decoração do seu apartamento?

Dicas para conseguir ter o próprio estilo de decoração

Autor: Redação

Decorar a casa pode ser intimidante, sobretudo quando não sabemos bem qual é o estilo de decoração que mais nos agrada. E a verdade é que perante a variedade da oferta, desde as lojas físicas ao online, e é fácil perder o foco.

Sentes-te incapaz de decorar a tua casa porque não confias no teu estilo? O Apartment Therapy consultou vários profissionais que deixam algumas dicas importantes para que aprendas a confiar no teu instinto e possas conseguir construir o teu próprio estilo de decoração.

Não subestimar o poder de um ‘mood board’

Se já tentaste utilizar o Pinterest para cultivar um estilo e acabaste mais confuso, ficarás feliz em saber que existe uma maneira mais eficiente de usar a plataforma. Alessandra Wood, vice-presidente da Modsy, recomenda usar a plataforma como “estrela do norte”. Em vez de simplesmente copiar as divisões das pessoas no Pinterest, usa-o para aprender mais sobre o teu estilo.

Photo by Spacejoy on Unsplash

Chris McGovern, designer principal da empresa McGovern Project LLC, sediada em Nova Iorque, recomenda olhar para os elementos de design de que gostas em vez de focar apenas em temas específicos como "meados do século" ou "casa de quinta". Identificar esses elementos vai ajudar-te a identificar o tipo de mobiliário e decoração de que realmente gostas. “Aconselho [os meus clientes] a não procurarem uma única coisa que melhor reflita seu estilo, mas a fixar livremente em qualquer aspeto de uma imagem com as quais se identifiquem”, diz McGovern.

Criar ‘moods’ com peças específicas

Podes não confiar no teu estilo, mas é provável que algumas coisas tenham chamado a tua atenção. Se gostas mesmo de uma peça, cria um ‘mood board’ dedicado a essa peça com opções de decoração que possam combinar com ela.

Photo by Spacejoy on Unsplash

"Se trabalhares de forma independente (sem um designer), sugiro que uses um software para começar a desenvolver um mood board", recomenda McGovern. "Podes colocar aquela mesa de café que realmente gostas num slide e, em seguida, brincar com a decoração cercando-a com bugigangas, cadeiras e tapetes. Brincar dessa maneira vai ajudar-te a refinar o estilo sem comprar nada."

Comprar para o longo prazo

Muitas pessoas não confiam no estilo porque são orientadas por tendências. É fácil deixar-se levar pelos modismos, o que pode fazer com que não gostes de algo daqui a uns meses. Para remediar essa situação, tenta comprar coisas que gostes mesmo. Pergunta a ti mesmo: “Será que vou gostar disto daqui a 10 anos?”.

Photo by Kara Eads on Unsplash

Não se limitar a apenas um estilo

Esta dica parece contra-intuitiva e pode ser um pouco complicada de realizar, mas se não conseguires identificar uma estética exata, tenta incorporar alguns estilos para diversificar um pouco o espaço.

“Frequentemente incentivo os clientes a não se prenderem a uma direção específica que os atrai e, em vez disso, aprenderem a incorporar de forma artística várias vibrações”, diz Caitlin Murray, fundadora e diretora de criação da Black Lacquer Design.

Photo by Huy Nguyen on Unsplash

"Acredito muito na mistura de todas as épocas e abordagens quando se trata de decoração, o que acaba por deixar um espaço muito fresco e um pouco inesperado. Tal como a primeira designer de interiores americana, Dorothy Draper, disse: "Se parece certo, está certo."

6 estilos de decoração básicos, mas geniais!

Quando se trata de manual básico de Design, existem inúmeros tipos de estilos de design para escolher. De Art Déco a Coastal , parece que há um número infinito de estilos de decoração para casa por aí, e pode ser confuso saber o que cada um realmente significa. O primeiro passo em um esquema de decoração coeso é escolher o estilo que mais se adapta a você.

1- Tradicional

De longe o estilo de design mais popular, o tradicional é uma mistura de elementos bonitos, atemporais e bem definidos, como mostrado nesta cozinha da Olive Hill Interiors . Nunca desordenado, reservado ou austero, o estilo tradicional tem tudo a ver com conforto e aconchego. Visualize cores calmas, móveis discretos com linhas clássicas e ênfase na simetria.

O estilo tradicional oferece conforto, decoração ordenada e quartos previsíveis. Os móveis parecem mais clássicos do que originais, de modo a manter as coisas simples, combinadas e consistentes. Se você quer um lugar que pareça caseiro e acolhedor, considere um estilo tradicional com móveis de madeira e acessórios como gravuras emolduradas ou vasos de porcelana.

2- Contemporâneo

Muitas pessoas imaginam os interiores contemporâneos como elegantes e interessantes, mas na verdade existem muitos tipos de espaços contemporâneos. As casas contemporâneas apresentam linhas simples, um uso deliberado de textura e um visual moderno que não parece moderno ou corre o risco de sair de moda rapidamente.

Ambientes contemporâneos geralmente contêm um elemento surpresa, e aqueles que gostam de fazer declarações artísticas em suas casas costumam se inclinar para uma estética contemporânea.

Elementos como metal, pedra e vidro complementam realmente o espaço. Se parecer muito escuro, você sempre pode adicionar tecidos texturizados, estampas de dois tons e plantas grandes para selecionar quartos.

3- Eclético

Pense em eclético como o estilo de decoração para aqueles de nós que não conseguem decidir sobre um único tema e são atraídos por abordagens diferentes. Muitas vezes confundido com uma forma de decoração vale tudo, o estilo eclético é na verdade um modo muito proposital e bem pensado, como pode ser visto neste banheiro da Eclectic_twist .

Continua após a publicidade

Esta é a escolha perfeita para aqueles que amam misturar estilos, mas desejam uma aparência coesa – em vez de imaginar o eclético como desordenado, considere-o como uma reunião cuidadosa de elementos interessantes que funcionam bem juntos.

Celebrar contrastes e usar itens artesanais trará um toque eclético à casa. Selecione padrões, formas, texturas, acabamentos e cores que combinam para trazer o look todo. Não tenha medo de arriscar quando se trata de um estilo eclético.

4- Moderna de meados do século

Amplamente definido como o período do design de meados da década de 1930 até o final da década de 1960, moderno de meados do século é um estilo que se inclina fortemente para o visual retro e aerodinâmico.

Durante a última década, meados do século fez um retorno massivo no mundo do design, e hoje você encontrará réplicas de peças de meados do século em quase todas as lojas de móveis. A definição tradicional de meados do século inclui peças que parecem futurísticas, mas não contemporâneas, com função e forma atuando como motivadores primários nas escolhas de design.

5- Não convencional

O estilo não convencional é semelhante ao eclético, mas foca um pouco mais nos elementos naturais como bambu e vime, além de trazer o ar livre para dentro com muitas plantas. É um estilo muito despreocupado que arrisca , e a maioria dos quartos vai parecer incrivelmente relaxada.

As cores tendem a ser terrosas, como verdes escuros, madeiras naturais e cremes, com alguns toques de cor por todo o espaço. É um ótimo estilo para quem quer uma casa descontraída que enfatiza uma estética maximalista.

7- Costeiro

Quando se trata de decoração costeira , pense em brancos quentes, luz natural e tons suaves inspirados no oceano. Materiais como madeira e terracota são comuns em casas de estilo costeiro, e grande parte do design se concentra em misturar dentro e fora. Concentre-se em cores suaves e misture alguns elementos naturais, como palmeiras ou troncos.

*Via The Spruce

Leave a Comment