Aprenda a usar a Decoração Escandinava: +40FOTOS

Não há nada melhor que se sentir bem dentro do seu próprio lar, não é mesmo? Chegar em casa depois de um dia longo no trabalho e ser recebida por essa atmosfera única só se torna possível quando a decoração está ao nosso favor.

É ela a responsável por criar os sentimentos e sensações que determinados espaços nos oferecem. Isso não depende apenas de um quadro bonito na parede ou uma obra de arte. Na verdade, decoração envolve a soma de diversos itens presentes: desde uma manta esticada sobre o sofá, ao tapete novo que você comprou.

O que utilizamos e como o fazemos é que evoca essas sensações. Tudo depende do que você quer transmitir e, para cada finalidade, um conjunto de técnicas será aplicado para obter os melhores resultados.

Decoração Escandinava: Dicas para Enriquecer seu Lar

Ademais, sabemos que existem muitos padrões e estilos pré-definidos, mas que é possível obter coerência quando misturamos elementos de diferentes estilos de decoração.

Na verdade, é assim que surgem as tendências, que não passam de gostos e estilos fora da curva com resultados inspiradores.

Aderir ao estilo escandinavo, por exemplo, pode ser feito da forma que você mais se identificar: seja com alguns detalhes apenas ou reformulando o cenário completo.

O que queremos é te inspirar! Trouxemos essa matéria com o intuito de introduzir o estilo escandinavo e mostrar seu grande potencial para valorizar e requintar sua decoração.

O que é a Decoração Escandinava?

A decoração escandinava, também conhecida como decoração nórdica, proporciona conforto, elegância e sofisticação sem qualquer pretensão. O que a faz ser tão atrativa é o seu minimalismo sem igual aliado à funcionalidade, capaz de criar uma atmosfera calorosa e envolvente.

No norte da Europa, onde o inverno é rigoroso e os dias não costumam ter mais de 7 horas, é comum que se passe mais tempo dentro de casa e seja investido na decoração e no bem-estar da família. Foi com esse espírito que o estilo escandinavo tomou conta do universo da decoração.

As cores neutras e frias dominam o cenário: o uso de tons claros na decoração nórdica refere-se à pouca incidência de luz, por conta das noites longas durante o frio severo. Assim, a decoração ajuda a compensar esse fato.

Além disso, são poucos os móveis presentes e seguem sempre o conceito de linhas retas. A luz natural também é muito valorizada, por isso é comum vermos muitas janelas e aberturas para o sol. A natureza, consequentemente, integrou-se ao lar e o verde passa agora a trazer contraste e calor para a composição.

Decoração Escandinava: Como Aderir?

Criar seu próprio ambiente personalizado com o estilo escandinavo não é uma tarefa difícil. Você pode começar através do uso de alguns objetos para, aos poucos, evoluir dentro do conceito até integrá-lo por completo. Com isso, você vai experimentando e vivenciando se esse tipo de decoração se encaixa com sua personalidade e agrega funcionalidade para seu dia a dia.

Principais Elementos-Chaves na Decoração Escandinava

Decoração com elementos e detalhes bem característicos e fáceis de replicar. Por isso, separamos algumas fotos incríveis de ambientes decorados e influenciados pela decoração escandinava para que você se inspire e revolucione a atmosfera do seu lar.

1. Cores neutras e formas geométricas fazem parte do estilo escandinavo. Espelho decorativo não pode faltar.

2. Um cantinho especial com diversos quadros, telas ou até mesmo porta-retratos também é condizente. Atenção apenas para as cores, pois elas devem manter sintonia.

3. Cores amenas geram muita elegância e requinte para o quarto, enquanto as capas acrescentam formas e texturas.

4. É possível acrescentar sua própria personalidade! O amarelo vibra no espaço sem extravagância. Já os outros acessórios oferecem suporte e equilibram a ornamentação.

5. Elementos em madeira se destacam e se sobressaem no neutro branco.

6. Vasinhos geométricos e plantas complementam o cenário. Talvez seja esse o jeito mais inteligente de acrescentar o verde à decoração.

7. E por falar em plantas, perceba como elas se fundem bem na mistura do estilo industrial (parede de tijolos) com o escandinavo.

8. A base dessa cozinha escandinava foi o branco, com armário e banqueta em madeira acrescidos do toque natural das plantas.

9. Para os espaços pequenos, uma mesa simples agrega valor à decoração.

10. O metal dos eletrodomésticos e utensílios acrescentam charme à essa cozinha.

11. Geometria é fundamental na decoração. Veja como estes móveis com estruturas simples oferecem destaque e estilo sem pretensão.

12. Com a decoração escandinava é possível ser simples sem perder a elegância.

13. Cores amenas, detalhes em madeira. Simples e aconchegante. Destaque para as diferentes texturas obtidas na roupa de cama.

14. O branco serve como uma tela branca para o pintor: use elementos e itens específicos para criar destaque (como almofadas).

15. Salas escandinavas são calorosas e aconchegantes. Tapetes, capas para almofada felpudas e outras tapeçarias cumprem com essa função.

16. Branco com tonalidade de rosas. Quarto feminino e delicado.

17. Veja como as formas despertam sensações. Os pés dos móveis fazem isso nessa elucidação.

18. Decoração se faz com detalhes: capas bem escolhidas, móveis em madeira enquanto o plano de fundo é branco.

19. Quadros estão sempre em todos os cômodos, distribuídos e organizados de diversas formas.

20. Iluminação, plantas, quadros e tonalidades cinzas (sem contar nos quadros).

21. Disposição irreverente, porém fabulosa dos quadros. Cores bem escolhidas. O rosa sempre cai bem com tonalidades frias, como cinza e branco.

22. Mais uma inspiração de sala simples com decoração escandinava.

23. Elegância: móveis diferenciados, valorização da iluminação natural e texturas.

24. Textura: base da decoração. Tapeçaria, revestimentos e superfícies criam isso. No estilo nórdico isso não é diferente.

25. Mais textura, iluminação natural e muitas plantas.

26. Na hora de decorar o quarto, almofadas a mais dão o charme e brincam com as formas diferentes dos travesseiros.

O que importa é você criar um espaço que ressoe com sua personalidade e que faça você se sentir bem e acolhido.

Aqui na Wevans você encontra uma ampla linha de produtos para decoração. Tudo feito com muito carinho e cuidado para garantir que você tenha em sua casa itens de qualidade e bom gosto!

Fonte(s): Pinterest, WEG, Casa Vogue e Google.

Decoração Nórdica: Dicas Tops [2022]

A decoração nórdica com o seu branco imaculado, madeira natural e mobiliário de design escandinavo funcional, conquistou todos nós. Você se atreve a trazer o estilo nórdico para sua casa! A decoração nórdica ou decoração escandinava é um estilo de decoração de interiores que surgiu na década de 1950 nos países nórdicos.

Assim como o Hygge, apesar de ser um estilo decorativo fortemente influenciado pelo clima e pela localização geográfica de onde vem, seduziu pessoas de todo o mundo. Mostramos-lhe todas as suas chaves, ideias e lindas imagens de um dos estilos mais populares para decoração de casa e que tem mais seguidores. Confira no IPT.

Decoração Nórdica: Como Fazer

Devido às duras condições climáticas a que estão expostas nos países escandinavos e, como consequência, à necessidade de passar tanto tempo no interior, a decoração nórdica procura acima de tudo:

Crie interiores tão aconchegantes, aconchegantes e confortáveis ​​quanto possível.

Maximize a pouca luz natural disponível.

Para atingir esses dois objetivos, a decoração escandinava usa:

A cor branca e os tons neutros

Madeira natural.

E tecidos quentes como peles (imitação, por favor), lã e linho.

A cor branca como protagonista do estilo nórdico

Com apenas sete horas de luz nos longos e frios meses de inverno, a iluminação em interiores escandinavos é essencial. É a fonte da vida!

O branco oferece espaços mais claros

Por este motivo, a cor branca é utilizada em paredes, tetos e pisos de forma a refletir a pouca luz natural disponível e proporcionar a luminosidade que falta às casas nórdicas nos duros e sombrios meses de inverno.

Um exemplo claro do uso do branco em casas escandinavas é a casa da fotógrafa e estilista Angie Wendricks. Apesar de o branco invadir tudo, não se vê uma casa fria, graças ao calor do linho e à madeira dos móveis.

Angie usou um belo banco de madeira como mesa de centro. Para decorar a cozinha, ela também usou uma grande mesa de madeira sem tratamento e alguns bonitos banquinhos de madeira. Rolo todo muito aconchegante!

Localizada em Bergen, Noruega, esta casa de três andares data do século 18 e foi lindamente restaurada pelo arquiteto canadense Todd Saunders. Todd usou a cor branca para conseguir um espaço super claro e alegre. A madeira mais escura dos móveis cria um belo contraste com o branco imaculado das prateleiras, paredes e teto.

Expanda o espaço usando a cor branca

Tradicionalmente, o piso de uma casa escandinava é feito de madeira e eles normalmente respeitam sua cor natural ou pintam-na de branco. Isso ajuda a expandir o espaço e convidar mais luz a entrar.

Janelas gratuitas para aproveitar a luz natural

Contribuindo para a ideia de aproveitar ao máximo a luz, os espaços escandinavos tendem a expor as suas janelas de revestimento

Nas salas nórdicas, as cortinas são dispensadas e, se forem usadas, preferem-se tecidos leves como o linho, que deixam entrar muita luz natural.

Cores neutras na decoração nórdica (bege e cinza)

Geralmente, as casas escandinavas não usam cores brilhantes. Sua beleza vem de uma paleta de cores neutras, mas, apesar disso, nunca parecem frias ou opacas, devido à sobreposição de cores complementares.

A casa dinamarquesa de Simone Østergaard é um oásis de paz: cores terrosas quentes e sutis, móveis de madeira sem tratamento, sofás xadrez, couro, linho … mas tudo dentro do mesmo esquema de cores. Definitivamente, há uma paleta de cores associada ao design escandinavo:

brancos

cinzento

bege

negros

e marrons.

E essas cores são frequentemente interligadas criando espaços limpos, serenos e relaxados. Esta casa pequena, mas bonita e aconchegante é um bom exemplo de combinação de uma paleta de cores neutras. O tom bege das paredes cria um belo contraste com o preto da mesa de jantar, o cinza do sofá e o branco dos acessórios.

As paredes da sala desta casa são também pintadas numa elegante e sofisticada cor bege suave, o que confere a esta divisão um brilho acolhedor e confortável. As prateleiras que se estendem pelas paredes são pintadas da mesma cor. A mesa nórdica de madeira flutuante, detalhes em preto e cinza e grandes gravuras completam a decoração.

O fotógrafo britânico Paul Massey também escolheu o cinza para decorar o piso, as paredes e o teto de sua bela casa na costa da Cornualha.

Neste estúdio aconchegante e luminoso no telhado de uma casa na Suécia, eles combinaram o cinza das paredes com os tons terrosos dos acessórios e o preto do sofá. A madeira do piso adiciona um calor extra.

Cores pop em casas escandinavas

No entanto, isso não significa que, nos últimos tempos, os designers de interiores escandinavos tenham tendido a usar cores mais vivas e alegres para pintar as paredes dos interiores de seus clientes; cores mais fortes como azul, rosa e verde.

Têxteis quentes na decoração nórdica: pele, lã e linho

Em países onde faz muito frio, não é de se estranhar que parte da decoração venha na forma de tecidos quentes:

pele de carneiro

linho

e o algodão macio.

Eles não só fornecem uma sensação de calor e conforto, mas também adicionam outra camada de textura aos espaços. A fotógrafa Line Kay é mestre no uso de tecidos para seus looks. Nascida na Noruega, Line é caracterizada por uma requintada elegância e delicadeza em cada uma de suas fotografias e roupas.

Junto com a madeira branca e sem tratamento, o linho e a lã, eles são os protagonistas absolutos.

Madeira em interiores escandinavos

Junto com a cor branca, a madeira é o protagonista indiscutível na decoração nórdica. Tende a ser de cor clara, típica das espécies mais comuns nas florestas das áreas nórdicas:

Pinho

o carvalho

a tenha

ou bordo.

A madeira proporciona calor e espaços mais confortáveis ​​e acolhedores A paleta de cores desta bela casa em Gotemburgo, Suécia, cria uma atmosfera muito relaxante e calma; o cinza das paredes proporciona serenidade e os tons claros da madeira dos pisos e móveis conferem calor.

Nesta casa minimalista, porém aconchegante, na montanha ao norte de Vancouver, Canadá, eles até branquearam a madeira para diminuir a cor e maximizar a luz.

Materiais naturais e detalhes étnicos na decoração nórdica

Vime e rattan em interiores nórdicos

Móveis de vime e móveis de vime têm se destacado nos interiores nórdicos nos últimos anos. E é lógico que, para além de serem fibras 100% naturais e ecológicas, proporcionam calor e combinam na perfeição com a madeira e o branco característico dos interiores escandinavos.

Se há um acessório ao qual os nórdicos sucumbiram, isto é, junto com os vistosos e exuberantes tapetes Beni Ouarain, as luminárias de vime.

E não servem apenas para decorar ambientes, salas ou cozinhas. Também podemos vê-los na decoração da casa de banho. Nesta pia, lindamente capturada pela fotógrafa e estilista Paulina Arcklin, lindas lâmpadas de vime penduradas no teto. Não me diga que eles não têm um rolo! A decoração mediterrânea combina com o estilo nórdico.

Cestos, cestos e cestos de vime também são amplamente utilizados. Perfeito para decorar quartos brancos!

Podemos até ver essas fibras naturais na forma de cadeiras suspensas glamourosas e glamourosas.

Detalhes étnicos em interiores escandinavos

Ultimamente, o estilo escandinavo está abraçando detalhes étnicos mais típicos da decoração bohochic. Então, recorrer aos aconchegantes e aconchegantes tapetes marroquinos Beni Ouarain está se tornando muito comum.

Um exemplo claro disso é a casa da decoradora Jenny Hjalmarsson Boldsen, que usou um lindo Beni Ouarain para enfeitar o chão de sua sala.

Christian e Björn, os proprietários e fundadores da Artilleriet, loja de design de interiores com sede na Suécia, em Gotemburgo, também optaram por um Beni Ouarain para a decoração da sala de estar.

Decoração escandinava: o que você precisa saber sobre o estilo

Caracterizada como um estilo minimalista, a decoração escandinava é uma das principais tendências de 2021. E, diante de tamanha beleza estética e conforto, a expectativa é que o estilo ainda esteja em alta por muito tempo.

Se você deseja aplicar a decoração escandinava em seu imóvel – casa ou apartamento -, precisa conhecer as principais características da tendência. O estilo é bastante singular e, dessa forma, permite que você use a criatividade para deixar os ambientes em consonância com seus gostos pessoais.

Continue a leitura, pois, nesse artigo, você vai conferir:

O que é decoração escandinava?

A decoração escandinava é um estilo comum nos imóveis do Brasil e do mundo. Entretanto, seu surgimento remonta aos países nórdicos da Europa, como Dinamarca, Noruega e Suécia. Como esses territórios passam por longos invernos, casas e apartamentos precisam ser preparados para receber o frio.

E foi dessa necessidade que nasceu o estilo escandinavo. Para que os moradores tenham conforto e aconchego durante o período de inverno, devem investir em ambientes claros – para que a luz do Sol possa adentrar os cômodos – e em móveis e objetos decorativos que prezem pela funcionalidade e pela comodidade.

O nosso rack Reims casa perfeitamente com um ambiente escandinavo.

Ao contrário do que muitos pensam, esse estilo, apesar de uma tendência, não é algo recente. Os primeiros registros das características do estilo na decoração e em outras áreas artísticas datam do final da década de 1890.

Entretanto, foi na década de 1950 que o estilo começou a se popularizar por diversos países do globo.

Mesmo que a tendência tenha surgido da necessidade do preparo para o rigoroso inverno nos países nórdicos, a decoração escandinava está presente em todos os países, até mesmo nos tropicais.

Para que você possa aplicar os conceitos do estilo escandinavo em seu imóvel, confira o tópico abaixo, no qual você irá aprender as principais características da tendência.

Principais características da decoração escandinava

A decoração escandinava é considerada minimalista. Isso significa que o estilo segue o preceito de que “menos é mais”. Com isso, é possível decorar seu imóvel de acordo com a tendência gastando pouco.

Para que você saiba por onde começar, confira a lista abaixo, que reúne as principais características do estilo escandinavo:

Cores claras e neutras

Uma das principais características da decoração escandinava é sua paleta de cores, formada por tons claros e neutros. Esse preceito deve ser aplicado em todos os cômodos e nos elementos decorativos.

As paredes, em especial, devem ser pintadas com cores claras, que favorecem a iluminação solar – outra característica singular da tendência escandinava.

Essa característica foi adotada porque, nos países nórdicos, os dias têm duração menor quando comparados com as noites e, para usufruírem de mais claridade, apostam em cores como o branco, o bege e o cinza.

Mesmo que as cores predominantes sejam claras e neutras, isso não significa que seu imóvel deva parecer com uma clínica médica. Muito pelo contrário: o estilo escandinavo é composto por elementos coloridos que podem destacar o ambiente.

Outro aspecto curioso da tendência é a relação com elementos naturais – característica que será abordada na sequência. Desse modo, a preferência de cores fortes para destacar móveis e objetos são o verde e o marrom.

Elementos naturais

Por se tratar de um estilo minimalista, a decoração escandinava preza pela simplicidade e pelo conforto. Por isso, é válido ressaltar que uma de suas principais características é a inserção de elementos naturais nos cômodos.

Como os invernos são rigorosos nos países nórdicos, os moradores costumam sair pouco de casa. Além disso, caso saiam, não podem ter contato direto com a natureza, já que a neve cobre toda a superfície.

Por isso, é comum encontrar elementos naturais na decoração dos ambientes, como plantas e móveis feitos de madeira. Os objetos decorativos, por exemplo, são feitos, na maioria das vezes, de couro ou de metais.

Mesmo que seja minimalista, a tendência escandinava pressupõe o uso de diversos elementos, como tapetes, mantas – que podem ser posicionadas em sofás e poltronas – e vasos de flores.

Simplicidade e conforto

Desde seu surgimento, a decoração escandinava tem o objetivo de levar conforto, aconchego e beleza estética aos lares de pessoas de todas as classes sociais. Por isso, preza pela simplicidade e pelo número reduzido de móveis e de objetos decorativos.

Essas características são responsáveis por tornar a tendência escandinava um estilo acessível, já que todos podem encontrar os materiais na natureza e, ainda, produzir suas próprias peças decorativas.

Outro aspecto essencial do estilo escandinavo é o conforto. Como os moradores dos países nórdicos passam muito tempo no interior de seus imóveis devido ao inverno rigoroso, a casa ou o apartamento precisa, necessariamente, ser aconchegante e acolhedor.

O conforto é obtido, principalmente, por meio do uso de itens decorativos como almofadas e mantas. Esses objetos, além de conferirem estilo ao cômodo, são essenciais para tornar o ambiente mais aconchegante.

Como aplicar a decoração escandinava no imóvel?

Agora que você já conhece a decoração escandinava e seus principais atributos, chegou o momento de saber como aplicar a tendência em seu imóvel.

Conforme citado anteriormente, o estilo está baseado no minimalismo. Isso significa que você não precisa gastar muito para transformar seu imóvel.

Adapte o estilo à sua rotina

O estilo escandinavo surgiu nos países nórdicos, que estão localizados na Europa. Esses territórios são caracterizados pelo frio intenso e, por isso, a decoração está em consonância com as necessidades dos moradores.

Esse cenário é bastante divergente do que os habitantes do Brasil conhecem, por exemplo. Os invernos brasileiros não costumam ser rigorosos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que se encontram próximas à Linha do Equador.

Contudo, isso não significa que a decoração escandinava não pode fazer parte de seu imóvel. Para inserir a tendência em sua casa ou em seu apartamento, basta adaptar as características do estilo à sua realidade e à sua rotina.

Uma orientação é não investir em mantas grossas, já que estas podem abafar e esquentar todo o cômodo. Dessa forma, você pode optar por outras alternativas de tecidos mais finos.

Outro ponto que você deve estar atento são as cortinas. Como esse estilo preza pela iluminação natural, é comum que os imóveis nórdicos não contem com cortinas.

No Brasil, entretanto, a incidência de luz solar é muito mais intensa e, por isso, você deve investir em cortinas. Contudo, isso não significa que elas devem bloquear a entrada da iluminação. Dessa forma, a característica da tendência escandinava é preservada.

Busque referências e inspirações

Se você deseja aplicar o estilo escandinavo em seu imóvel, mas não sabe por onde começar, uma boa indicação é buscar referências e inspirações na internet. O aplicativo Pinterest, por exemplo, é uma excelente fonte de pesquisa, uma vez que reúne diversas imagens.

Mesmo que você encontre boas referências, não se esqueça de que a decoração de seu imóvel deve agradar a você e aos outros moradores. Por isso, não há problema algum em adaptar e inovar.

Por outro lado, não se esqueça das características essenciais, como a iluminação, a presença de elementos naturais e a paleta de cores claras e neutras. Se você prezar por esses atributos, vai conseguir aplicar uma decoração escandinava única em seu imóvel.

Não invista em itens desnecessários

O minimalismo pressupõe que “menos é mais”. Por isso, é importante que seu imóvel, ao seguir os atributos da decoração escandinava, tenha somente o necessário.

Isso significa que você não precisa – nem deve – exagerar nos móveis e nos objetos decorativos. Muito pelo contrário: a tendência é conhecida por espaços amplos e pouco carregados.

Dessa forma, escolha apenas itens essenciais. Na sala, por exemplo, você só precisa investir em um sofá, uma estante, uma televisão e alguns itens decorativos, como um tapete e algumas esculturas.

A Arbo Imóveis

O que você achou desse conteúdo? O artigo acima foi produzido pela Arbo Imóveis, startup parceira da Madesa que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias. Caso você queira investir em uma nova casa ou apartamento para decorar do seu jeito, acesse nosso portal e encontre a melhor opção!

Leave a Comment